Mesmo com fim das chuvas, Ibaretama registra menor temperatura média do Sertão Central em agosto

compartilhar no:
Ibaretama foi, entre os municípios do Sertão Central, a ter a mais baixa temperatura apesar do fim das chuvas (Foto: reprodução/Cagece)

Região Central: O mês de agosto, que é conhecido pela ausência de chuvas e o fim por completo do período chuvoso, este ano trouxe uma surpresa: registrou baixas temperaturas e no Sertão Central Ibaretama foi o município que teve a menor média de tempera mínima do mês.

Os dados foram levantados pelo Revista Central através da Plataforma de Coleta de Dados (PCD) da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A pesquisa considerou os dados coletados pela Plataforma até a noite da última quinta-feira (18), quando esse texto foi fechado.
Conforme os dados mostrados pela Funceme, até a última quinta Ibaretama havia registrado 20.0 graus. Se comparado apenas com as temperaturas mínimas do Sertão Central, foi o menor registro dos termômetros no período.
Depois de Ibaretama aparece a localidade de Cangati, em Canindé, que teve registrado a média mínima de 20.1º durante o mês atual. A localidade de Barra do Serrote, na zona rural do município de Piquet Carneiro, figura como a terceira menor mínima registrada em agosto no Sertão Central, com 20.2º.
Pode não parecer, mas é comum que as temperaturas caiam no período da noite, é o período onde as temperaturas despencam. Geralmente os índices mais baixos são observados durante a madrugada. Favorecido pelas fortes ventanias, o que é mais comum no mês de agosto, o frio da noite se torna mais típico neste período do ano.
Esse fenômeno é muito característico das regiões do sertão nordestino. Mas além da meteorologia, a explicação pode ser encontrada também na física. A baixa umidade do ar faz com que não se retenha o calor que se incide durante o dia; com pouco vapor dagua na atmosfera há pouca formação de nuvens as quais ajudariam a evitar essas variações na temperatura. Assim ao anoitecer a temperatura vai diminuindo, ou seja, o solo seco vai perdendo temperatura para a atmosfera.
Segundo os dados da Funceme, até o momento do mês de agosto, a temperatura mais baixa foi em São Benedito, com 17,º, seguido pelos municípios de Aiuaba e Crato, com 17,7º e 18º, respectivamente. Araripe e Poranga também figuram na lista.