Eleições 2022: debate na Band é marcado por acusasões entre Lula e Bolsonaro sobre corrupção e fake news

compartilhar no:
TV Bandeirantes realizou o primeiro debate entre candidatos da TV (Foto: reprodução Band)

Eleições 2022/Nacional: A Band realizou neste domingo (28), às 21h, o primeiro debate entre candidatos à Presidência da República das eleições 2022. O evento aconteceu em formato de pool com a participação do UOL, Folha de S.Paulo e TV Cultura. Ao longo de 2h40, os candidatos falaram sobre suas principais propostas para o país, mas não deixaram de lado as polêmicas com troca de acusações de corrupção, mentiras e divulgação de fake news.

Os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) chegaram a bate-boca em relação ao valor do Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família. Bolsonaro também foi alvo de críticas de Simone Tebet e Soraya Thronicke pela postura adotada com mulheres.

Na internet, o candidato Ciro Gomes foi o terceiro assunto mais comentado no Brasil no Twitter, depois do primeiro debate entre os candidatos à presidência da república, realizado na noite deste domingo (28), na TV Bandeirantes.

Entre os Topic Trends do aplicativo Ciro ficou atrás apenas da cantora Taylor Swift e da compositora brasileira Anitta. De acordo com números do Twitter, logo após o fim do debate na TV o nome de Ciro Gomes rendeu 554 mil tweets. Anita, em segundo lugar, teve 821 citações. A americana Taylor teve mais de um milhão de Tweets.

O primeiro debate entre os candidatos na TV rendeu momentos quentes dentro e fora do estúdio. O ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL) e o deputado federal André Janones (Avante), apoiador do ex-presidente Lula (PT), discutiram de forma agressiva e quase vieram às vias de fato no louge da Band.

Na TV, as respostas mais esperadas eram de Lula e Bolsonaro. O atual presidente abriu a série de perguntas e escolheu o presidente Lula para questionar sobre a corrupção na Petrobrás. Jornalistas que analisam a cobertura política afirmaram em grande maioria que Lula se esquivou da resposta, e disse mais o que fez no passado.

Lula chegou a pedir direito de resposta quando foi chamado de presidiário por duas vezes pelo candidato Jair Bolsonaro. No primeiro pedido, a Band negou o direito de resposta, mas concedeu fala na segunda tentativa. “Ele sabe que eu precisei ser preso para ele ser presidente!”, alfinetou o petista.

Em um dos momentos mais ariscos do debate, Ciro foi alvo de uma indagação de Lula e disse que ainda iria conversar com ele, mesmo depois de ser cutucado por Ciro que questionou os pontos falhos do seu ex-governo. Ao receber um elogio de Lula, Ciro não se rendeu. “Ele é esse encantador de serpentes”, afirmou o pedetista.

Na organização inicial do debate, Lula e Bolsonaro ficariam lado a lado, conforme um sorteio feito previamente pela Band entre os assessores das campanhas dos candidatos, mas horas antes do programa, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) teria requisitado que o lugar de Bolsonaro fosse modificado e ele não ficasse ao lado de Lula.