Empresa australiana confirma interesse em instalar parque de energia solar em Ibaretama

compartilhar no:
O interesse inicial da empresa é investir em uma ´rea de 20 mil hectares para instalação de placas pra captação de energia solar (Foto: divulgação)

Região Central: A empresa australiana Fortescue Future Industries (FFI), especializada no desenvolvimento de placas de energia solar, confirmou que tem interesse em investir na instalação de um parque de energia solarfotovoltaica no município de Ibaretama, mas uma reunião que estava marcada entre a empresa para iniciar as discussões em torno da instalação do empreendimento, foi cancelada.

A informação foi confirmada pelo jornalista e colunista do jornal Diário do Nordeste, Egídio Serpa, que é considerado um dos maiores especialistas em jornalismo econômico do Ceará. Segundo Serpa a reunião com o Sindicato Rural de Ibaretama, que estava marcada para Sábado, foi cancelada depois que o jornalista antecipou detalhes do encontro da empresa em Ibaretama na sua coluna.

“A reunião foi cancelada pelo escritório cearense da Fortescue tão logo a informação desta coluna foi divulgada. A empresa não deu detalhes da decisão, que foi confirmada pelo presidente do Sindicato Rural de Ibaretama, Carlos Bezerra em conversa com seus associados”, disse Egídio Serpa.

Se nada mudar, a intenção da Fortescue é de instalar um megaparque de geração de nergia solar fotovoltaica que ocupará uma área de 20 mil hectares, estimada por um consultor de energia ouvido pela coluna.” Toda essa área de terra será locada ou adquirida pela Fortescue – a primeira hipótese é mais viável”, conforme tria confirmado a Egídio Serpa, o consultor da empresa australiana no Ceará, Rafael Maia.

Em nota a Fortescue disse que “está prospectando áreas para o desenvolvimento de projetos de energia renovável no Nordeste e outras regiões do Brasil, incluindo o município de Ibaretama e cidades vizinhas. Os projetos em desenvolvimento da empresa estão em fase inicial e atualmente estamos identificando seu potencial, analisando e aprofundando o conhecimento da FFI”.