O teatro da política começa a definir os atores de sua próxima encenação: as eleições, e 2022 promete ser um ano quente com um enredo nunca antes visto, regados por polarização de ideias e de ideologias, num pais extremamente dividido entre esquerda e direita, entre militarização política e governante.
A menos de 100 dias do novo pleito, pelo que já se vê até aqui é quase certo prever que essa será uma eleição intensa, e que embora as definições sejam a nível estadual e federal, a partir da escolha dos nomes que vão governar o Estado, o país, o Senado e a Câmara, em pouco tempo os reflexos da política comecem a respingar nos municípios cearenses.
É tendo esse entendimento que o Revista Central decide que é hora de começar a lançar uma lupa sobre alguns fatos, e ampliar nossa cobertura política. A partir deste domingo (3), o site que é um dos mais tradicionais meios de informação de Quixadá, inicia a cobertura das eleições 2022. A principal proposta é pautar matérias de interesse público, do público, a partir de uma apuração minuciosa e responsável.
Ao contrário da postura de muitos dos veículos de comunicação, nossa postura não será de levantar bandeiras, mas de praticar o bom jornalismo em sua essência, com notícias imparciais, textos responsáveis e com um enfoque plural, sem partidarismo. Nossa missão é de apenas contar histórias e fornecer os fatos, e deixar que você, leitor, faça sua escolha.
Como se sabe, as eleições deste ano vão definir cargos para atuar no centro do poder, Brasília. Por isso você vai notar que o site vai ampliar sua cobertura para notícias nacionais e estaduais, abrindo espaço para pesquisas e mostrando o corpo a corpo das campanhas, e mostrando como a campanha reflete e interfere nos municípios da região, como Quixadá.
A equipe é ainda uma pequena, por isso o site sabe do desafio que terá. Não será possível fazer uma grande cobertura, por exemplo, mas uma das apostas será na seleção dos fatos e publicar aquilo que for mais importante e relevante. O jornalista e redator do Revista Central, José Avelino Neto, acredita que a cobertura que será feita pelo site oferece elementos que são um diferencial para o leitor.
“O RC tem seu foco na cobertura de uma região toda, e não apenas de uma única cidade. Então, além de darmos a devida prioridade a Quixadá, por ser uma cidade importante e estratégica, também estamos de olho nos municípios. Como essa é uma eleição nacional, vamos mostrar o que há de mais importante, as pesquisas, mas também os bastidores e flagrantes e, principalmente, como a decisão para o Governo do Estado vai impactar nos municípios”.
Formado há oito anos Avelino aposta no profissionalismo para o sucesso da cobertura. “Nosso diferencial está no fato de que não apenas temos vontade de fazer, mas sabemos exatamente como deve ser feito. Entendemos de jornalismo na teoria e na prática, e isso oferece ao leitor a certeza de que ele vai ter textos profissionais, pautados com rigor jornalístico e com a credibilidade do RC”, afirma.