Região Central: Os ventos fortes que são comuns neste mês de agosto, devem aumentar sua potência nesta sexta-feira (30), e em alguns casos, se tornar um vendaval. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) do Governo Federal.
176 municípios cearenses, incluindo os 19 do Sertão central, estão inclusos no aviso de alerta, emitodo pelo órgão federal de meteorologia, ainda nessa quinta-feira (29). A validade do alerta é até às 18h desta sexta, podendo ser renovado ou não.
De acordo com o Inpe, os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h. Há riscos de queda de galhos de árvores, mas o risco é baixo. O alerta emitido élo órgão é o de Perigo Potencial, o que equivale ao Grau 1 na escala de perigo de alertas meteorológicos do órgão, que vai até 3.
Porque venta mais forte em agosto?
Durante o período chuvoso, que vai de fevereiro a maio, o Ceará experimenta um aumento na umidade e na formação de sistemas meteorológicos associados às chuvas. Com a chegada de agosto, a umidade diminui, e o estado entra no período seco, o que acarreta uma mudança na dinâmica atmosférica.
A transição entre esses dois períodos cria uma diferença de pressão atmosférica. No início de agosto, essa pressão começa a se estabilizar e essa diferença de pressão, combinada com a presença de frentes frias que ainda podem atravessar a região, intensifica o fluxo de ar e, consequentemente, a velocidade dos ventos.