Na cidade e no sertão: curso de Fisioterapia da UniCatólica leva bem-estar para a população

compartilhar no:
Por meio de atividades de extensão, os alunos puderam levar momentos de relaxamento e alívio de dores e tensões. Foto: divulgação

O curso de Fisioterapia da UniCatólica vem ao longo de mais um final de semestre colocando a “mão na massa” e pondo em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula em prol do bem comum. Sob a supervisão do Fisioterapeuta e Professor da disciplina Cinesioterapia e Reeducação Funcional, Prof. Alain Oliveira, os alunos do 5° ao 9° semestre levaram técnicas de fisioterapia manual para jovens e adultos, da sede e zona rural de Quixadá.

Por meio de atividades de extensão, os alunos puderam levar momentos de relaxamento e alívio de dores e tensões a todos aqueles que receberam atendimento, assim, compreendendo as dores e os sofrimentos físicos vivenciados por cada um dos pacientes. Em cima dos relatos coletados, puderam aplicar técnicas de Cinesioterapia e Terapia Manual (streching, mobilizações articulares, liberações posicionais, Energia Muscular, effleurage, petrissage, pompage, dentre outras) para proporcionar o alívio imediato e, por vezes, duradouro das dores e demais sintomas que, em alguns dos casos, era vivenciado por anos, sem esperança de alívio.

Exemplo destas ações, foi a participação no evento dedicado as mães das crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Rastro, organização sem fins lucrativos que promove há quase 20 anos a educação de crianças e jovens por meio da arte (dança, cultura, e outros tipos de expressões corporais e artísticas) no município de Quixadá, como também na programação social da 18° edição do Festival do Feijão, na comunidade de Cipó dos Anjos, zona rural do município.

A sra. Lucidalva, mãe de aluno do Instituto Rastro e uma das pacientes atendidas na ação, relatou a sua experiência com o toque ‘curadouro’ dos alunos de Fisioterapia da UniCatólica. “Eu estava precisando desse momento. Cheguei aqui com várias dores na coluna e nas pernas e aqui eu fui bem recebida e bem atendida. Só tenho a agradecer quero agradecer a toda equipe da Unicatólica por este momento, que Deus derrame muitas bênçãos na vida de cada um.”, relata.

Para o fisioterapeuta e professor, Alain Oliveira, as atividades promovidas têm mãos de via dupla, ele relata que “tão maravilhoso ou mais foi para os alunos, que puderam se perceberem importantes na saúde e na vida de outrem, uma grande responsabilidade. Viram pela primeira vez um sorriso no rosto de alguém proporcionado pelo alívio das dores graças ao seu conhecimento, seu toque e empatia, sensação ímpar que mostra que eles estão no caminho certo.”

A UniCatólica, em sua trajetória, é marcada pela transformação de realidades, juntamente com a comunidade regional, e continua firmando sua responsabilidade social através da promoção de serviços à população, configurando-se como ferramenta de transformação da realidade local, uma vez que, por meio da prestação destes serviços, a IES contribui com o atendimento de necessidades básicas da população de Quixadá e região do Sertão Central Cearense.