Exclusivo: Governadora Izolda Cela deve ter seu primeiro compromisso oficial em Quixadá no final de maio

compartilhar no:
Governadora Izolda Cela estará entre os convidados de encontro sobre desertificação da Cogerh (Foto: reprodução Redes Sociais)

Quixadá: Se nada mudar, o primeiro compromisso oficial em Quixadá na agenda da governadora do Ceará, Izolda Cela, será no fim deste mês, em um encontro que vai reunir especialistas em geografia para discutir iniciativas e Estudos de Combate à Desertificação no Ceará (EICD).

Izolda Cela deve estar entre os convidados do evento, que este ano está programado para acontecer no campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) nos dias 25, 26 e 27 de maio. A informação foi apurada pelo Revista Central junto a uma fonte, que teve a confirmação da agenda oficial da chefe do executivo estadual em Quixadá, junto a um professor do IFCE.

Caso se confirme e nenhum imprevisto altere o compromisso, será a primeira vez que Izolda Cela vem a Quixadá participar de um ato solene como governadora do estado após a renúncia do cargo pelo governador Camilo Santana, que ao que indica, deve ser o candidato cearense na disputa por uma das cadeiras no Senado nas eleições deste ano.

O Revista Central também confirmou a realização do evento e a participação de Izolda junto a uma fonte ligada a movimentos ambientais de Quixadá. O site também buscou cruzar as informações com uma fonte da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), mas não obteve retorno até o fechamento desse texto.

O evento busca possibilitar o debate sobre causas e efeitos da desertificação e os impactos sobre os recursos naturais no Ceará. Durante a programação irão ocorrer palestras e encontros com especialistas na temática, mas Izolda deve participar apenas do ato solene de abertura, que deve ter outras autoridades como o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira.

A 2ª edição do EICD estava programada para acontecer em 2020, porém, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi postergado para uma nova data mais segura aos participantes. O encontro é idealizado e realizado pelo CBH Coreaú junto ao CBH Banabuiú, com apoio da Cogerh, do Governo do Estado do Ceará e de instituições públicas e privadas do Estado.