Alunos da Unicatólica fazem ação no Centro de Quixadá para alertar sobre perigo do uso irregular de medicamentos

compartilhar no:
Alunos se concentraram na Praça José de Barros com orientação e oferta de serviços (Foto: Dra. Karla Bruna)

Quixadá: Um perigo silencioso que está enraizado na cultura do brasileiro: consumir medicamentos por conta própria. A automedicação pode ocasionar sérios problemas para o ser humano, e foi para alertar sobre esse perigo que alunos do Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) promoveram uma série de ações junto à população para potencializar as orientações sobre a utilização segura de remédios.

O ato aconteceu durante a manhã desta terça-feira (3), na Praça José de Barros, e foi desenvolvido por alunos da disciplina de farmacovigilância, do curso de Farmácia da Unicatólica. A professora e Dra. Karla Bruna Mormino, que também é pró-reitora de Pós-Graduação da instituição, foi a responsável pela ação e explica a necessidade de se alertar sobre o consumo seguro de medicamentos.

“A população brasileira é culturalmente adepta do uso irracional de medicamentos e essa prática pode colocar em risco a saúde dos pacientes. Medicamento é coisa séria, tem benefícios porém não são isentos de riscos. A utilização destes deve ser somente com necessidade justificada”, afirma Dra. Karla.

Todo o trabalho da turma foi planejado a partir do tema “Saúde não é jogo: não avance nessa fase”. O objetivo principal é reforçar na população em geral que, ao usar um medicamento, é sempre necessária a consulta a um farmacêutico. “A utilização crônica de remédios culmina na dependência e alteração de fatores fisiológicos”, complementa a professora.

Para passar o recado de forma mais simples para que o recado seja captado pelo público mais comum, os alunos deram orientação sobre o uso de medicamentos, explicaram as causas da reação adversa, as questões sobre adesão terapêutica, interação e armazenamento de medicamentos, entre outros. Na Praça José de Barros quem participava do movimento estudantil tinha ainda a oportunidade de aferir a pressão arterial e fazer testes de glicemia, Hepatite B, C, HIV e tipagem sanguínea.

Dra. Karla Bruna mostra dados que justificam essa ação. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% de todos os medicamentos são dispensados e vendidos incorretamente”, pontua. Durante toda a semana o curso vai realizar ações para reforçar o tema até esta quinta-feira (5), quando se celebra o dia do uso racional de medicamentos.

O curso de Farmácia da Unicatólica é um dos mais preparados do Ceará, e recebeu nota 4 do Ministério da Educação (MEC). O curso é autorizado através da portaria nº 959, desde abril de 2004. Coordenado pela Me. Carla Patrícia de Almeida o curso propõe uma formação de profissionais que se inspiram nas novas diretrizes curriculares e que possam trabalhar em cidades próximas em mais de 70 áreas, dando a essa população farmacêuticos formados, com ênfase em áreas prioritárias ao interior do estado.