Hospital Maternidade Jesus Maria José em Quixadá começa a atender pacientes com serviço de telemedicina

compartilhar no:
Dr. Kaléu Mormino se orgulha de ter o Hospital e Maternidade de Quixadá como a primeira unidade de saúde do município a implantar o inovador serviço (Foto: divulgação)

Quixadá: A telemedicina tem cada vez mais ganhado espaço no mundo clínico. Embora o recurso já existisse mesmo antes do período de pandemia, o período de pico do coronavírus acentuou a procura pelo método e tornou ele ainda mais popular e acessível.

Dados recentes indicam que o atendimento médico à distância tem tornado a relação médico-paciente ainda mais confiante, o que tem provocado a utilização do recurso em várias cidades e centros médicos.

Na última semana a telemedicina passou a ser uma realidade para usuários dos serviços do Hospital, Maternidade Jesus, Maria, José (HMJMJ). O serviço de início vai ser oferecido aos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva Convencional do Tipo II adulto.

De acordo com o HMJMJ o serviço será coordenado pelos médicos Rafael Hortêncio e Pedro Henrique de Oliveira. Os profissionais que agora vão passar a atuar com o recurso, receberam capacitação, orientação e treinamento com a enfermeira Kerciany Dutra, que é gerente de procedimentos operacionais de telemedicina.

Os pacientes da UTI adulto tipo II serão atendidos quando houver necessidade por uma plataforma que, conforme o Hospital e Maternidade, oferece um vasto leque de possibilidades, tais como: iniciação de consulta, banco de dados, prescrição médica, atestado médico e solicitação de exames. Além de todas essas ferramentas, ainda possui uma aba completa voltada para a assistência médica especializada em UTI.

No início deste mês a Dasa, rede de saúde integrada do Brasil, mostrou dados que comprovaram o alto crescimento do atendimento por telemedicina. No primeiro bimestre de 2022 a procura pelo serviço aumentou 226% em comparação ao mesmo período de 2021. Entre o total de casos atendidos, a Dasa identificou que mais de 95% dos casos tiveram a resolução pela plataforma virtual.

O Diretor-Geral, Dr. Kaléu Mormino Otoni, diz que “O uso da tecnologia para promover um atendimento diferenciado ao paciente é de fundamental importância. Só conseguimos evoluir, nesse sentido, quando temos uma visão de futuro e organização para poder implantar essa inovação na região. Temos muito orgulho de sermos os primeiros a implantar a telemedicina em Quixadá. Seguiremos avançando para cada dia mais atender nosso paciente com excelência”.