Benfeitor de Quixadá, bispo emérito Dom Adélio completa 92 anos nesta quarta (27)

compartilhar no:
O bispo emérito Dom Adélio Giuseppe Tomasin, que completa nesta quarta 92 anos (foto: arquivo RC)

Quixadá: O bispo italiano que transformou a história de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, completa nesta quarta-feira (27), 92 anos de vida. A data foi lembrada pela Diocese de Quixadá e será comemorada com a celebração de uma missa, à noite, no Remanso da Paz.

Celebrada em ação de graças pelos mais de nove décadas de vida do bispo emérito quixadaense, a missa está marcada para a partir das 18h. A celebração é aberta ao público, uma vez que a Diocese anunciou através de suas redes sociais e enfatizou o convite a “toda a comunidade”.

Dom Adélio José Tomasin é de origem italiana da província de Vicenza, foi naquele país onde ele deu os primeiros passos de sua vida religiosa. Veio ao Brasil pela primeira vez em 1962, mas voltaria para o exterior logo em seguida. Só voltaria para residir em solo brasileiro em 84.

Em 1988 ele se ordenaria Bispo. O que poucos sabem é que Dom Adélio chegou à Quixadá por acaso, para ocupar a Sé Vacante. O cargo ficou vago depois que Dom Rufino foi transferido para a Diocese da Paraíba e Adélio nomeado para ocupar o cargo diocesano.

Por aqui, Dom Adélio promoveu mudanças e ajudou a transformar em Quixadá. Fundou casa de acolhimento para dependentes químicos, uma rádio, escola, abrigo de idosos e o famoso Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). Por sua dedicação e suas obras, ficou conhecido como o bem feitor de Quixadá.

Nas redes sociais várias pessoas, figuras políticas do cenário local, estadual, empresas, organizações e entidades, lembraram do aniversário do bispo italiano naturalizado quixadaense. Entre eles o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira. No texto o prefeito lembra das ações e gestos de Dom Adélio em prol do município e dos moradores.

“Dom Adélio, um homem santo enviado por Deus a Quixadá, onde construiu sua linda história de benfeitorias e de mudança na vida de todos nós quixadaenses. Hoje é lembrado pelos seus 92 anos de vida. Paramos para rendermos todas as nossas homenagens a esse grande homem, por quem todos nós temos muita gratidão pelos gestos de bondade, de caridade e de desenvolvimento em prol de nossa cidade”, escreveu em sua rede social.