Transversais: filme da Netflix gravado em Quixadá e Quixeramobim traz depoimento de pessoas trans

compartilhar no:
Quixeramobinense Caio José é um socorrista que trabalha em dois empregos. – Foto: Divulgação

Mais um longa-metragem gravado em Quixadá e Quixeramobim estreou na Netflix nesta última terça-feira, 15, desta vez, chegando ao streaming após uma temporada de sucesso no circuito comercial e em alguns festivais de cinema nacionais e internacionais.

O documentário é produzido por Alagoano Allan Deberton com direção do alagoano Émerson Maranhão, e traz depoimentos de quatro pessoas trans que resgataram suas histórias, seus processos de autodescoberta, de trânsitos e jornadas. Além disso, uma mulher cisgênero também participa ao contar sua luta contra a transfobia depois de se descobrir mãe de uma adolescente trans.

O filme é bastante importante pois chega ao streaming para dar mais visibilidade à comunidade trans, chegando a circular em diversos festivais e entrar em cartaz nos cinemas no mês de fevereiro.

Entre as pessoas trans que participam do filme estão Samilla Marques, uma funcionária pública; Érikah Alcântara, uma professora; Caio José, um enfermeiro; e o acadêmico Kaio Lemos. Eles e elas passaram por um delicado processo de autoaceitação até compreenderem a sua subjetividade.

Além de ser muito bem recebido em sua estreia na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o longa do cineasta alagoano também recebeu a nota máxima de Denis Le Senechal Klimiuc, do Cinema com Rapadura.

Um dos personagens retratados no filme, o Quixeramobinense Caio José diz que Transversais é uma obra que aborda questões sobre família, luta, amor, aceitação e principalmente as vivências de pessoas trans. “Me sinto muito feliz em estar participando desse filme tão importante. As gravações das minhas cenas, em sua maioria foram feitas em Quixeramobim. Em Quixadá foram gravados a paisagem do cidade e a ambientação até chegar em Quixeramobim, pois Quixadá é uma cidade com belezas naturais únicas.

Esse filme é o segundo que participo. O primeiro que também é do Diretor Émerson Maranhão se chama “Aqueles Dois”, ele também foi gravado uma parte em Quixeramobim. Aqueles dois tem inúmeros prêmios, inclusive ganhou Melhor Curta pelo Canal Brasil e é possível assistir no Canal Brasil.”