Inusitado: cobra de 4 metros que seria morta e consumida como ‘petisco’ é resgatada por Bombeiros

compartilhar no:
Animal estava escondido em uma prateleira de uma cozinha e seria morto para ser consumido por moradores (Foto: Corpo de Bombeiros)

Uma cobra era mantida em cativeiro dentro de uma cozinha, para que em seguida fosse morta e consumida pelos moradores. O resgate foi feito por equipes do Corpo de Bombeiros após uma denúncia de que o animal seria servido como petisco.

O fato inusitado foi registrado na noite desta segunda-feira (7) no bairro Presidente Vargas, no município de Maracanaú. A cobra tinha 4 metros e era escondida pelos moradores dentro de uma prateleira na cozinha da residência.

A guarnição elaborou o plano de ação e o colocou em execução para resgatar a cobra. Em pouco mais de 15 minutos a operação teve o desfecho desejado: a jiboia foi resgatada. O réptil estava sem lesões aparentes e foi colocado em liberdade em uma área de proteção ambiental (APA) da região.

O trabalho de resgate foi feito por bombeiros militares da guarnição do Salvamento 3 da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/2ºBBM), com sede em Maracanaú. Depois de apurar que o animal seria sacrificado para ser consumido, o subtenente Odair do Corpo de Bombeiros conversou com os moradores e resgatou a cobra.

“todas as vidas importam para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Não se deve matar as cobras porque se rompe a cadeia alimentar de várias espécies com a morte das serpentes, aumentando, por sua vez, a população de roedores. Além de contribuir para o controle de roedores, as cobras contribuem também para salvar vidas com a extração de seu veneno”, disse o comandante.

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.