Com chuva pelo quarto dia seguido, Quixadá registra maior acumulado do dia no Sertão Central

compartilhar no:
Chuvas dos últimos dias foi favorecida por fenômeno climático ZCIT, conforme Funceme (Foto: Marciel Bezerra)

Região Central: Pelo quarto dia seguido o município de Quixadá segue registrando chuvas. As informações podem ser confirmadas através do calendário de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Além de sucessivos dias com registro de pluviometria, a chuva das últimas 24 horas também foi a maior da região do Sertão Central: 14 mm. Essa também foi a quantidade observada no município de Quixeramobim.

Entre as sete da manhã de segunda-feira (7) e as sete da manhã desta terça-feira (8), choveu em apenas quatro cidades da região Centro. Além de Quixadá e Quixeramobim, que empataram com os dois maiores registros, a Funceme registrou chuva de 11 mm em Banabuiú e de 1 mm em Boa Viagem.

Desde o último fim de semana que chove em Quixadá. De sábado (5) para domingo (7), foi o maior registro destes quatro dias, com uma chuva de 69 mm no distrito de Custódio. Dom Maurício e Tapuiará também tiveram chuvas fortes.

Conforme a Funceme o atual cenário mais favorável às precipitações se dá em virtude de áreas de instabilidade provenientes da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuva nesta época do ano, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.