Corpo de Bombeiros resgata duas jiboias na cidade de Quixadá

compartilhar no:
O resgate ocorreu nos bairros Planalto Universitário e Jardim Monólitos. Foto: divulgação

Região Central: Nessa quinta-feira (17), equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizaram os resgates de duas jiboias. Os salvamentos ocorreram em áreas residenciais localizadas no município de Quixadá.

Em Quixadá, os bombeiros militares lotados na 1a Companhia do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (1aCia/ BCIF) resgataram duas cobras encontradas por populares nos bairros Planalto Universitário e Jardim Monólitos. Um dos animais foi localizado dentro de uma madeireira.

O subtenente do CBMCE, Jean, explicou sobre como funciona os resgates e quais materiais são utilizados no manejo dos animais. “Durante as operações, utilizamos uma pinça, cuja função é dar suporte a esse tipo de ocorrência com serpentes. Após a captura, realizamos o deslocamento das cobras até uma área de mata distante da zona urbana, onde soltamos as mesmas em seu habitat natural”, explicou ele.

A guarnição que atendeu a ocorrência em Horizonte foi composta pelo subtenente J. Wilson, soldado Rocha, soldado Bernardo e soldado R. Coelho, que utilizaram uma viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 06 (ABTS 06). Em Quixadá, a guarnição que atendeu as ocorrências foi composta pelo subtenente Jean, soldado Sampaio, soldado Mesquita e soldado Everton Sousa, lotados no ABTS 01.

Prevenção e tratamento
Entre março e agosto, o número de cobras em áreas residenciais cresce em decorrência da maior presença do rato, principal alimento desses répteis, em áreas urbanas e rurais. O perigo é ainda maior quando essas serpentes são do tipo peçonhenta, como jararacas e cascavéis, capazes de injetar veneno através de presas. A maioria das cobras brasileiras não é venenosa. Ainda assim, em caso de picada, é importante manter o membro imóvel e que a vítima seja transportada de maca até o hospital. Outras dicas incluem lavar o local da picada com água e sabão, manter o paciente hidratado e tomar nota das características ou tirar uma foto do réptil. A identificação da cobra é essencial para administração do soro antiofídico no hospital.