Matadouro público de Quixadá permanecerá fechado até que obras de readequação do prédio sejam concluídas

compartilhar no:
Imagem de julho de 2020 do matadouro: no final daquele ano o prédio seria entregue com o título de “reinaugurado” (foto: RC)

Quixadá: O matadouro público de Quixadá vai permanecer fechado até que sejam refeitas as manutenções necessárias, para garantir a segurança do prédio no retorno de suas atividades. Parte da estrutura da coberta do prédio desabou no início da noite desta segunda-feira (10). Ninguém ficou ferido.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Sedumasp), o local foi interditado ainda na noite de segunda, minutos depois da queda de parte do teto. Em nota a Prefeitura de Quixadá confirmou que havia trabalhadores no local mas, felizmente, ninguém ficou ferido.

Na manhã desta terça-feira (11) o prédio recebeu peritos de engenharia para vistoriar o local e levantar informações que possam ajudar a concluir as causas. A principal suspeita é que a madeira da coberta das telhas não tenha passado por manutenção, e envelheceu a ponto de não suportar o peso, vindo a ceder.

Na nota lançada ainda na noite de segunda, instantes após o acidente, a Prefeitura lembrou que o matadouro havia passado por uma reforma ainda no ano de 2020, ano político em que o ex-prefeito Ilário Marques tentou a reeleição. O Revista Central apurou junto a uma fonte, que cerca de R$ 70 mil foram gastos no trabalho de reforma do prédio, entregue no final daquele mesmo ano.

Cientes das causas, a Prefeitura agora deve partir para a solução do problema, que perpassa por uma nova reforma. Enquanto isso, o matadouro deverá permanecer fechado até que as novas ações da gestão no local sejam concluídas. O serviço de abate de animais deverá ser articulado junto a outro município próximo.