CNH Popular: Camilo Santana prevê lançar nova edição do programa

compartilhar no:
Novo pacote do programa deve ocorrer a partir de março, segundo Camilo Santana — Foto: Divulgação

No tradicional bate-papo virtual com a população via redes sociais, realizado nesta terça-feira (11), o governador Camilo Santana fez um balanço do Programa CNH Popular no atual estágio, indicando que nova etapa da iniciativa deve ser lançada em março.

O governador recebeu do superintendente do Detran-CE, Max Quintino, um balanço para avaliar o andamento do programa de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Popular no Ceará. Dos 184 municípios, 73 já foram contemplados, seguindo o critério de dar prioridade às cidades que já possuem municipalização do trânsito. “Na segunda quinzena (de janeiro) vamos retomar o processo das carteiras em Fortaleza, que terá disponível 5 mil vagas, e daí começamos, numa segunda fase, as cidades que já estão iniciando a municipalização do trânsito”, informou Max Quintino.

E o governador complementou: “Todos os municípios serão contemplados com um total de 25 mil carteiras gratuitas, sempre com um número proporcional a cada localidade. E até março deveremos lançar um novo programa para a CNH Popular, válido para 2022/23”.

Camilo Santana também apontou possíveis novidades a quem prestou concurso para o órgão. “Há uma possibilidade enorme também de se convocar uma nova turma do concurso do Detran, do cadastro de reserva, mas estamos avaliando e vamos aguardar”.

Covid-19

Durante a prestação de contas semanal, o governador também destacou o combate à Covid-19. Entre as atualizações, a previsão de início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos na próxima semana, a ampliação dos centros de testagem e ampliação de leitos.

“No dia 14 deverão chegar as primeiras doses de vacina pediátrica contra Covid-19, as doses indicadas para as crianças. Eu já cadastrei meus dois filhos que estão nessa faixa etária, o Pedro, de 11, e a Luiza, de 9 anos. Faça o cadastro também, no site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/, sem a necessidade de um atestado médico”, incentivou. Para o sucesso da campanha de imunização e combate à pandemia, é importante a adesão de todos.

O governador informou que apenas 168 mil crianças estão cadastradas, e o Ceará tem cerca de 904 mil aptas a tomar a vacina. “Estamos em um momento muito importante, próximo do retorno às aulas, e esperamos que todos possam retornar com segurança para a sala de aula em 2022. Tirando a dúvida de quem nos perguntou: essa vacina é segura, testada e aprovada com vacinação em andamento no mundo inteiro, e pelos principais orgãos de saúde dos respectivos países, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqui no Brasil a Anvisa já liberou seu uso há 30 dias, e estamos seguindo as orientações científicas para proteger as nossas crianças, e a todos, para que silenciosamente não se passe a doença aos idosos ou para a nossa família”, ressaltou.

Camilo reforçou que as pessoas não acreditem em negacionistas. “Negaram a pandemia, negaram as vacinas, eles sempre estão contrários à ciência e ao que dizem os especialistas. Aqui cuidamos e protegemos as pessoas, sem questões ideológicas, partidárias ou políticas. Todas as nossas medidas, mesmo sendo criticadas por uma minoria, são para proteger irmãos e irmãs cearenses. Vamos continuar seguindo as orientações médicas, mantendo a prevenção e os cuidados”.

Agenda do governador e combate à pandemia

Nessa segunda-feira (10), em reunião com parte da equipe da Saúde, e a liderança do secretário Marcos Gadelha, foram tomadas decisões de ampliar a disponibilidade de leitos. “Confirmamos a abertura de 452 leitos públicos, sendo 288 de enfermaria e 164 de UTI para atendimento exclusivo a pacientes com Covid e síndrome gripal, já em funcionamento. Continuamos acompanhando o cenário atentamente e não mediremos esforços para garantir atendimento para nossa população da Capital e do Interior. Abriremos quantos leitos forem necessários, assim como fizemos na primeira e segunda onda da pandemia. Também dobramos o número de unidades públicas de testagem“, pontuou Camilo.