Uma prefeitura no interior do Ceará decidiu adotar medidas mais restritivas e proibiu o funcionamento de bares, clubes com piscinas e até mesmo a realização de festas de aniversário ou casamento. A medida foi adotada em função do aumento exorbitante de casos positivos de coronavírus.
O caso está acontecendo no município de Potengi, município da região do Cariri, que conta com pouco mais de 11 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O novo decreto com medidas mais rígidas de isolamento social foi publicado no Diário Oficial dos Municípios na última quinta-feira (27) e está valendo desde ontem, sexta-feira (28).
De acordo com o decreto fica proibido, todo e qualquer tipo de aglomeração, ficando impedidos de funcionar balneários, clubes, ambientes com piscinas ou clubes que realizem festas como chácaras. Bares deverão ficar fechados e só podem atender por delivery mas fazer churrascos em casa também fica proibido.
A medida, decretada pelo prefeito Edson Veriato da Silva, ainda detalha que festas de aniversário ou de casamento também não poderão mais ser realizadas no município, mesmo que não tenham música ao vivo, uma vez que estes eventos podem causar aglomeração.
Em defesa das medidas rígidas o prefeito Edson Veriato considerou no decreto a lotação dos leitos de hospitais nos municípios da Região do Cariri, bem como a possibilidade de iminente escassez de insumos para combate e tratamento das mencionadas doenças.
Os números informados pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), divergem da quantidade de dados que são informados pela Prefeitura de Potengi. Nas redes sociais a Prefeitura informa que na última semana 18 casos positivos foram confirmados no município. O IntegraSUS informa, que desde o início de janeiro dez casos foram positivados.