Janeiro mais chuvoso dos últimos seis anos termina com chuva em mais de 100 cidades

compartilhar no:
Chuva no distrito de Damião Carneiro, registrada nesta sexta (28) em Quixeramobim (Foto: @samyra_santos1010)

Passou de 100 o total de municípios que registraram chuvas neste último fim de semana do mês de janeiro. O mês já é considerado o maior chuvoso do Ceará dos últimos seis anos. Na região do Sertão Central Quixeramobim teve chuvas que ultrapassaram a marca de 50 mm.

Conforme as informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 115 cidades no intervalo de sete da manhã desta sexta-feira (28) até às sete da manhã deste sábado (29). A maior chuva foi em São Gonçalo do Amarante, com 86 mm. O boletim da Funceme é fechado ao meio-dia, portanto as informações ainda podem variar.

Além de São Gonçalo, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), choveu forte no período em Jericoacoara, Caucaia e Moraújo.

No Sertão Central uma das maiores chuvas no intervalo compreendido das 24 horas foi em Itatira, com 59 mm. Quixeramobim também teve chuva forte, com o registro de 52 mm de acumulado. Em Quixadá a chuva veio com ventos fortes, mas não passou dos 14 mm.

O último fim de semana do mês chega com uma constatação: foi o janeiro mais chuvoso dos últimos seis anos, conforme os dados da própria Funceme. Desde 2016 a média histórica observada para o mês, que é de 98 mm não era ultrapassada.

Até a última quinta-feira (27) as chuvas contabilizadas em todo o estado já tinham chegado a marca de 142 mm de acúmulo. Todas as 184 cidades do Ceará registraram chuvas nos primeiros dias do ano.