Quixadá: Alunos e professores do Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará (UFC) participam da principal conferência de inteligência artificial do País, que conta com a participação de grandes nomes da área e cientistas de várias universidades do mundo.
A Conferência Brasileira de Sistemas Inteligentes, chamada pela sigla de Bracis, começou no dia 29 de novembro e vai até amanhã, 3 de dezembro. Os alunos da UFC de Quixadá vão participar com a apresentação de um artigo que foi selecionado para integrar a programação do evento.
Robson Paula e Décio Aguiar são egressos do curso de Ciência da Computação. Eles são os autores do artigo Evaluation of Synthetic Datasets Generation for Intent Classification Tasks in Portuguese (Avaliação da geração de conjuntos de dados sintéticos para tarefas de classificação de intenções em português, em tradução livre). De acordo com a UFC a produção e elaboração do artigo foi feito com a supervisão dos professores Davi Vasconcelos e Paulo de Tarso Guerra, que também participam do evento. O artigo é resultado da pesquisa de TCC de Robson Paula.
Além da conferência principal, há outros 4 eventos satélites: 18th Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), 13th Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology (STILL), 4th The Brazilian Competition on Knowledge in Discovery in Databases (KDD-BR) e o 1st Workshop of the C4AI Center for Artificial Intelligence (WC4AI). O professor Paulo de Tarso Guerra é program chair do ENIAC.
O BRACIS surgiu da combinação dos dois eventos científicos mais importantes do Brasil em Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Computacional (CI): o Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial – SBIA (22 edições), e o Simpósio Brasileiro de Redes Neurais – SBRN ( 13 edições). Já o ENIAC é um fórum nacional para pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes apresentarem e discutirem inovações, tendências, experiências, desenvolvimentos e trabalhos em andamento nas áreas de Inteligência Artificial e Computacional.
Devido à pandemia COVID e às questões sanitárias e econômicas relacionadas, a conferência será realizada online. Na programação, nomes importantes e célebres pesquisadores como a cientista Martha Palmer, da Universidade do Colorado, Mausam, do Instituto de Inteligência da Índia, e Levi Lellis da Universidade de Alberta, localizada em em Edmonton, no Canadá.
O Campus da UFC de Quixadá é reconhecido por sua potencialidade e investimento na área de tecnologia da informação e inovação tecnológica. Os alunos ali formados são considerados alguns dos mais experientes profissionais do ramo de TI e de Inteligência Artificial do País. O Campus já ganhou vários prêmios em competições nacionais e internacionais.