Unicatólica promove educação em saúde na atenção às gestantes e puérperas em Quixadá e região

compartilhar no:
O projeto de extensão Educação em Saúde foi idealizado por acadêmicos do curso de Enfermagem da UniCatólica.

A UniCatólica – Centro Universitário Católica de Quixadá –, através do curso de Enfermagem, promoveu o projeto Educação em Saúde na atenção às gestantes e puérperas do município de Quixadá e região.

Idealizado por acadêmicos do curso e colocado em prática durante todo o mês de outubro, em alusão ao “Outubro Rosa”, mês da prevenção do câncer de mama e câncer no colo do útero, o projeto possibilitou desenvolver atividades educativas para as gestantes e puérperas, construindo uma saúde mais integral e adequada, proporcionando, assim, uma atenção transdisciplinar à saúde, dentro da metodologia dialógica e lúdica.

O projeto desenvolveu atividades de educação em saúde nas unidades básicas, policlínica e maternidade do município de Quixadá e região, tendo como público-alvo as gestantes e puérperas provenientes da sede e comunidades rurais, que puderam aprender sobre autocuidado, autoexame da mama, importância da mamografia, sinais de alerta, dentre outros. As participantes, dentre elas, gestantes de baixo e alto risco gestacional, foram acompanhadas a partir da pedagogia dialógica, possibilitando adquirirem novos conhecimentos, assim como despertar a busca pela autonomia.

As ações educativas contaram com a participação de 43 alunos do 1º ao 9º semestre do curso de Enfermagem, que fazem parte do projeto de extensão. O projeto proporcionou uma formação mais humana e socialmente comprometida aos estudantes, difundindo a possibilidade de se fazer saúde numa perspectiva ampla e interdisciplinar, conferindo uma percepção crítica do estudante frente à realidade. Além disso, possibilitou, aos alunos envolvidos, ampliar a visão sobre gestação e puerpério e potencializar suas práticas em saúde comprometidas com o social.

Conhecido como o mês da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa é celebrado desde os anos 90. A campanha tem como principal objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce. Geralmente, mulheres entre 40 e 70 anos são aconselhadas a fazer mamografia, um exame capaz de detectar a presença do nódulo cancerígeno. Em geral, as campanhas são divididas da seguinte forma: transmitir informações sobre a doença; estimular a atenção das mulheres sobre o assunto; investigar alterações suspeitas no corpo da mulher, reforçar benefícios e riscos da mamografia de rotina, deixando a mulher livre para decidir onde será realizado o exame.