Causa da morte, velório e motivo do acidente: as últimas notícias sobre a tragédia com Marília Mendonça

compartilhar no:
Cantora sertaneja de 26 anos morreu no auge da carreira; Marília Mendonça era a voz da sofrência. (Foto: divulgação)

Os corpos da cantora Marília Mendonça, do tio da cantora, Abicieli Silveira Dias Filho, e do produtor, Henrique Ribeiro, foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) de Caratinga, na madrugada deste sábado (6). Os corpos foram necropisiados e liberados para os familiares.

Marília Mendonça e outras quatro pessoas, morreram na queda de um avião na tarde desta sexta-feira (5), na zona rural de Caratinga. A cantora faria um show na cidade naquela noite. De acordo com o IML os corpos do piloto e do co-piloto do avião ainda não foram liberados por questões estratégicas.

Uma multidão de cerca de 100 mil pessoas são esperadas no velório de Marília Mendonça, que está marcado para acontecer a partir de 13h no Ginásio Goiânia Arena, cidade onde Marília nasceu. O governador de Minas Gerais, Ronaldo Caiado, confirmou a informação em suas redes sociais. O corpo do tio dela também será velado no local.

O sepultamento está marcado para acontecer às 17h30 no Cemitério Parque Memorial mas, de acordo com a assessoria de imprensa, será restrito a familiares. Os fãs poderão acompanhar o cortejo do sepultamento, que será feito do local onde o velório ocorre até o cemitério.

Avião caiu a cerca de 2 km de onde estaria a pista para pouso (Foto: reprodução T Globo)

Causas

A própria morte de Marília Mendonça já causa por si só uma imensa perplexidade. Mas as causas do acidente provocam uma comoção ainda maior: as investigações até o momento apuram que o avião caiu a menos de doi quilômetros da pista onde faria o pouso. Ou seja, se conseguisse ter sobrevoado mais dois mil metros, o piloto provavelmente teria conseguido pousar em segurança.

Na noite desta sexta (5) a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) confirmou o que até então era apenas uma especulação: o avião bimotor atingiu um cabo de energia ligado a torres de alta tensão da companhia, o que pode ter provocado a queda.

Por conta do acidente a Cemig informou que cerca de 33 mil clientes da Companhia espalhados por seis cidades ficaram sem energia elétrica. Moradores de quatro cidades até às 22h de ontem ainda estavam sem energia.

A Aeronáutica está acompanhando as investigações. Peritos da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviados ao local para fotografar a cena do acidente, colher depoimentos e indícios e depois formular as possíveis causas. O G1 disse, ontem, que pilotos informaram que o pouso no aeroporto de Caratinga é naturalmente complicado em função dos fios de alta tensão.

Também ontem a BBC Brasil apurou que seis meses antes do acidente com Marília Mendonça uma denúncia anônima teria sido feita contra a empresa PEC Táxi Aéreo, que forneceu o avião que era alugado por Marília. Na época, a denúncia detalhava que os bimotores apresentavam “problemas no sistema antiembaçamento do para-brisa que dificultariam os pousos e decolagens”.

Morte

A Polícia Civil de Minas Gerais afirmou em coletiva de imprensa que ainda não é possível determinar a causa da morte da cantora Marília Mendonça e das outras quatro pessoas que estavam no avião.

Segundo o médico-legista Pedro Coelho, a queda do avião pode ter causado grande impacto no corpo dos ocupantes, o que teria provocado uma série de traumas e lesões internas.