Prefeitura de Banabuiú entrega nova adutora para cerca de 200 moradores da zona rural

compartilhar no:
Adutora entregue em Banabuiú por Edinho Nobre e o SAAE deve beneficiar cerca de 200 pessoas (Foto: Ascom)

Região Central: Não é a fome que causa maior temos no sertanejo. Com os anos e com sua resistência, o homem do sertão aprendeu a driblar a falta de comida industrial, através de alternativas como a agricultura familiar, por exemplo. O que dá medo mesmo no sertanejo é a sede. A falta d’água é um dos maiores pesadelos de quem vive no sertão. E esse receio chegou ao fim para cerca de 200 moradores da zona rural de Banabuiú, com a inauguração de uma adutora, entregue na última semana pelo Governo Municipal de Banabuiú.

O equipamento deverá ter seu funcionamento gerenciado em parceria com o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e de acordo com a gestão do município deverá beneficiar cerca de 30 famílias da comunidade de Jurema Velha. A iniciativa deverá aumentar a capacidade hídrica do município.

“Levar água para o sertão, não é uma tarefa simples e nem fácil. Ter água encanada nas torneiras de casa é para muitos, algo simples, para estas famílias é a concretização de um sonho e a possibilidade de levar mais dignidade aos seus lares. A dona de casa comemora, o produtor também, isso porque a água proporciona a continuação da vida humana, animal e vegetal. Como gestor público, tenho por obrigação de realizar ações como esta”, comentou o prefeito de Banabuiú Edinho Nobre.

A entrega ocorreu mediante uma solenidade na comunidade. Além de Edinho participaram o Vice-prefeito, Dr. Arimatea; a Presidente da Associação da Jurema Velha, Sra. Alda; o Secretário de Planejamento e Gestão Pública, Marcílio Coelho; o Secretário de Agricultura, Glauco Brito; a Secretária da Assistência Social, Cleide Nobre; e os Vereadores Daniel Bandeira, Helton Rodrigues, Socorro Bastos, Mazinha Silveira e Romário Lima, que se encontra licenciado para dirigir o Sistema Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Banabuiú.

Nos últimos anos, esta foi uma das maiores obras em andamento do SAAE de Banabuiú em todo o território municipal. “A comunidade de Jurema Velha sofria com a falta de água em suas torneiras e dependia unicamente de carros pipas para ter água em casa. Hoje, temos a honra de entregar a este povo um sistema reformulado e pronto para atender as necessidades dessas famílias que tão bem precisam deste recurso para sua sobrevivência e subsistência. Com a reativação do sistema da comunidade pudemos construir uma nova base para caixas d’água, religações, novas ligações, e, principalmente, ampliamos as áreas de atuação”, comentou o Diretor do SAAE de Banabuiú Romário Lima.

Com a conclusão das obras de reativação da adutora, a comunidade de Jurema Velha passa a contar com esta alternativa de abastecimento, possibilitando a chegada de água encanada nos domicílios de todo o povoado, descartando a necessidade de abastecimento por meio de carros pipa, reservatórios de água ou cisternas de uso contínuo. A adutora faz parte das ações estratégicas do Plano de Segurança Hídrica das regiões rurais do município de Banabuiú.

A moradora Maria de Jesus expressou toda a alegria de agora contar com água encanada em seu domicílio “Há 16 anos que vínhamos lutado por essa adutora, bastou o Edinho entrar que ele fez o que prometeu. Foi a coisa mais bem-feita que ele fez aqui pra gente. Eu agradeço muito por ele ter trago a água do Banabuiú aqui pra comunidade. ”