Pelo sétimo ano consecutivo, Unicatólica é reconhecida pela ABMES como instituição socialmente responsável 

compartilhar no:
A conquista do selo reconhece o compromisso e conduta adotados pela Unicatólica.

Ao longo de sua trajetória, o Centro Universitário Católica de Quixadá sempre esteve comprometido com a classe acadêmica, fazendo a diferença na comunidade a qual está inserida. Pelo sétimo ano consecutivo, a IES foi contemplada pela ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – que lhe conferiu o Selo de Instituição Socialmente Responsável 2021-2022, certificando a Unicatólica pela participação na 17ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

A conquista do selo reconhece o compromisso e conduta adotados pela Unicatólica, que desenvolve suas atividades primando pela qualidade do ensino, envolvendo seus alunos, professores e colaboradores para o desenvolvimento e transformação da realidade social.

A ênfase e a importância dadas ao papel social do Ensino Superior particular acompanham a Unicatólica há mais de 17 anos de sua existência, tal como comprovam os inúmeros atendimentos gratuitos realizados à população de todo o entorno do Sertão Central, através das Clínicas de Odontologia, Fisioterapia e Psicologia, Farmácia Universitária, Complexo Esportivo e Núcleo de Práticas Jurídicas, além das ações extramuros, promovidas pelos acadêmicos dos cursos de Graduação da área da Saúde, que visam a promoção da saúde e bem-estar da comunidade.

A Coordenação de Iniciação Científica, Comunitária e Extensão/NAARTE da UniCatólica ressalta que essa conquista é fruto de dedicação, excelência e trabalho de todos que fazem a Instituição.

Em depoimento, a Coordenadora de Iniciação Científica Comunitária e de Extensão/NAARTE, Profa. Dra. Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro, ressaltou o significado do Selo de Responsabilidade Social e o seu impacto na sociedade. “Não é sobre receber um selo qualquer. É sobre responsabilidade. Sobre ser responsável. É sobre fazer, fazer acontecer. É sobre preocupar-se com o outro. É sobre responsabilizar-se, doar-se, cuidar do outro, movimentar-se, chegar junto, reconhecer valores. É sobre comunhão, sobre ação, é sobre os que nos rodeia. É sobre amor ao próximo. É sobre você: as comunidades locais, os direitos humanos, as preocupações socioambientais, a economia local e as causas sociais. É por você: pais, jovens, crianças, adultos, idosos, famílias, e também, é sobre por onde você anda, mora, trabalha: escolas, instituições de saúde, empresas, fábricas e construções em geral. O que nos faz ser agraciados com este selo tão importante são as nossas ações. A diferença que fazemos na sociedade. Entre as ações selecionadas desenvolvidas pela IES para a conquista do selo em 2021, estão o Projeto Unidobem, desenvolvido por discentes e docentes dos nossos mais variados cursos, junto à Associação Grão de Mostarda; o Projeto Meus Primeiros Mil Dias, desenvolvido pelos alunos dos cursos de Odontologia e Enfermagem, na Associação Maria, Mãe da Vida, e o Projeto Associação Novos Horizontes, ONG de saúde, que desenvolve ações integradas de reabilitação. Essas atividades estão alinhadas com a nossa política de Responsabilidade Social e Extensão e fazem parte do planejamento estratégico da nossa IES. ”

A 17ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular
Desde sua primeira edição, realizada em 29 outubro de 2005, a Campanha da ABMES organiza, anualmente, uma mostra das ações realizadas pelas instituições, isto é, expor os seus feitos nos projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano.

De portas abertas para a comunidade, a Campanha computou, até a 16ª edição, mais de 16 milhões de atendimentos à população em diversas áreas, como consultoria jurídica, orientação profissional e educacional, assistência à saúde, promoção da inclusão digital e atividades culturais, recreativas e esportivas para todas as idades.

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Fundada em agosto de 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) congrega entidades mantenedoras do ensino superior particular de todo o território nacional, com o objetivo de representá-las nas mais diversas instâncias, governamentais e não governamentais, e de contribuir para o fortalecimento do ensino superior particular brasileiro.

A ABMES desenvolve ações na área acadêmica e no âmbito político com o suporte efetivo de uma equipe técnica multidisciplinar altamente qualificada, ao lado de infraestrutura física moderna e funcional.

Na área acadêmica, a Associação elabora estudos sistemáticos sobre temas relacionados ao segmento privado. Realiza eventos mensais, transmitidos para todo o país pela ABMES TV, além de produzir regularmente publicações, com o objetivo de subsidiar os associados nas suas atividades institucionais.

No âmbito político, a ABMES registra uma trajetória de luta pelos interesses legítimos das instituições mantenedoras e mantidas, tendo como norte a defesa da livre iniciativa na educação. Merece registro o esforço da Associação em promover a articulação do setor com os órgãos governamentais, visando apresentar propostas para a melhoria do ensino superior oferecido pelas instituições particulares.