Eleitores de município de interior do Ceará voltam às urnas neste fim de semana para novas eleições

compartilhar no:
Pleito acontece no próximo domingo depois que o TSE cassou a chapa do prefeito eleito em 2019 (Foto: prefeitura de Jagauruana)

Vale do Jaguaribe: Cerca de 26.947 eleitoras e eleitores do município de Jaguaruana na região jaguaribana do Ceará, irão às urnas, no próximo domingo, 7 de novembro, para escolher o novo prefeito e vice. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informou que trabalha para que a eleição ocorra de forma organizada e segura para todos. Os protocolos sanitários definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com médicos e especialistas, serão seguidos no dia da votação.

A nova eleição acontece pouco mais de dois meses depois que o TSE cassou o mandato do prefeito eleito em novembro de 2019, Roberto Moreira, conhecido como Roberto da Viúva, e de sua vice, Flávia Façanha. Uma apuração constatou que Flávia não teria se desligado dentro do prazo legal estabelecido, de um cargo de confiança que exercia na Assembleia Legislativa do Ceará. Com isso, novas eleições foram marcadas. Os postulantes que serão escolhidos na votação cumprirão mandato até o dia 31 de dezembro de 2024.

O horário de votação será o mesmo das Eleições 2020, das 7 h às 17 h, com o período das 7 h às 10 h destinado, preferencialmente, às pessoas acima de 60 anos, do grupo de risco. De acordo com o TRE-CE, serão disponibilizadas 94 seções eleitorais, distribuídas nos 38 locais de votação do município no próximo fim de semana. O eleitorado apto a votar, na eleição suplementar do município de Jaguaruana são os(as) que solicitaram alistamento, transferência e revisão até o dia 9 de junho de 2021.

Contribuirão em todo processo eleitoral mais de 450 pessoas, incluídos(as) mesárias, mesários, auxiliares de eleição, delegadas e delegados de prédio, terceirizadas, terceirizados, servidoras e servidores da Zona, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-CE. Além disso, a eleição contará com o apoio das forças de segurança. O orçamento geral para o pleito suplementar é de aproximadamente 55 mil reais, gastos, principalmente, entre o projeto convocados (mesários e mesárias), distribuição de urnas e veículos.