Alunos de Banabuiú descobrem como funciona a estação de tratamento de água do SAAE

compartilhar no:
Alunos conheceram, por dentro, o funcionamento da estação de tratamento e descobriram como a água chega até as casas das pessoas (Foto: Romário Lima)

Região Central: Banabuiú possui o terceiro maior açude do Ceará. A água que chega nas casas dos moradores é sinal de graça e de fartura. Mas entender esse processo pode tornar esse entendimento ainda mais interessante.

Foi pensando nisso que o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do Município iniciou uma iniciativa em parceria com escolas, para levar turmas de estudantes a conhecer a estação de tratamento de água local. O sistema é datado da época da emancipação da cidade, e passou recentemente por uma reforma.

Na última semana alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Jacob Nobre de Oliveira Benevides visitaram a estação. Na visita técnicos e o próprio diretor do SAAE, Romário Lima, esplicam como ocorre o processo de tratamento da água até que o líquido chegue nas residências.

Como parte do roteiro de visitação dos estudantes, o SAAE mostra a estrutura do local e o funcionamento de etapas importantes como os filtros, os processos de tratamento, o laboratório de análise da água, as motobombas e as rotinas realizadas pelos operadores, explicando desde a captação da água no Açude Arrojado Lisboa, passando pela estação de tratamento, sendo conduzida para os reservatórios elevados e apoiados e distribuida para toda a cidade.

Com parceria da prefeitura de Banabuiú a estação de tratamento passou por uma reforma recentemente e está realizando a substituição do leito filtrante para melhorar a qualidade da água. Na visita, os alunos da Escola Jacob acompanharam o procedimento de troca do material.

O diretor do SAAE, Romário Lima, tem a intenção de dar continuidade a essa ação pois compreende que é uma ação educativa que em enriquece a compreensão dos jovens sobre como é todo percurso da água até chegar nas residências, e isso contribui na conscientização sobre o uso racional da água e na importância da preservação dos nossos recursos hídricos.