Pane no planeta: Veja um resumo do dia em que Instagram, Facebook e Whatsapp ficaram fora do ar

compartilhar no:
WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidades nesta segunda-feira (4) (Foto: Igor Shimabukuro)

O Facebook e o Instagram pareceram reconectados parcialmente à Internet global no fim da tarde de segunda-feira (4), quase seis horas após uma interrupção que paralisou a plataforma de mídia social.

Os serviços, no entanto, ainda apresentavam instabilidade por volta das 20h desta segunda. Após as 21h, haviam poucos relatos de falhas, com o serviço normal na maioria dos dispositivos, apesar de a empresa não anunciar ainda um retorno de 100% das atividades, disse o site G1, da TV Globo.

Como os principais sistemas de uso de redes sociais do planeta saiu do ar, boa parte da internet ficou desconectada, por isso, vamos fazer um resumo do dia de ontem pra você.

O início

Problema foi detectado inicialmente no WhatsApp (Foto: reprodução)

O Facebook e seus aplicativos WhatsApp e Instagram foram desativados por volta do meio-dia, no que o grupo de monitoramento de sites Downdetector disse ser a maior falha desse tipo que já viu, com 10,6 milhões de relatórios de problemas em todo o mundo.

Horas depois, através de notas de esclarecimento enviadas aos meios de comunicação de todo o planeta, as empresas reconheceram que a falha era global. Em nota o WhatsApp informou que “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui o mais rápido possível. Obrigado pela sua paciência!”, diz postagem.

O Facebook também lançou uma nota oficial: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”. E o Instagram comentou no twitter: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.

A causa

As razões que provocaram o apagão nas redes sociais ainda são desconhecidas. Nem mesmo o próprio dono dos três produtos, o americano Mark Zuckerberg, soube dizer ainda o que teria provocado a pane.

O dono do Facebook pediu desculpas pelo ocorrido depois de perder quase US$ 7 bilhões com o problema. “Desculpem pela interrupção de hoje. Eu sei o quanto vocês confiam em nossos serviços para ficarem conectados com as pessoas de quem gostam”.

Mark Zuckerberg, CEO de Facebook, participa da Apec 2016, no Peru (Foto: Fotos Públicas/APEC PERU 2016)

De acordo com o jornal Diário do Nordeste horas após o início dos problemas, o jornal norte-americano The New York Times informou que uma pequena equipe de funcionários do Facebook foi enviada aos data centers da empresa em Santa Clara, na Califórnia, nos EUA, com o objetivo de reiniciar manualmente os servidores que armazenam os dados das redes.

“Mesmo sem posicionamento oficial, integrantes do time de segurança do Facebook relataram ao New York Times, sigilosamente, que a causa da oscilação teria origem nos servidores da companhia. Dessa forma, excluíram a possibilidade de ataques hackers, pontuando que os três aplicativos possuem tecnologias diferentes, impossíveis de seres afetadas simultaneamente por apenas uma invasão”, disse o Diário do Nordeste em uma reportagem.

Especialistas em internet divulgaram diversas possibilidades para a falha, mas a mais provável é relacionada a um erro de DNS. Isso porque, ao entrar acessar o endereço de qualquer uma das 3 redes, aparecia a mensagem “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN”.

DNS é uma espécie de “GPS” dos sites. Se acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.

Telegram afetado

Usuários estaria registrando instabilidade no sinal de internet móvel (Foto: reprodução/Minha Operadora)

A debandada em massa de usuários do Whatsapp para o telegram depois que este primeiro ficou fora do ar, fez com que o aplicativo também entrasse em pane e registrasse instabilidade.

De acordo com o registro de usuários nas redes sociais, o aplicativo ficou lento e também chegou a travar em alguns momentos. Algumas pessoas também não estavam conseguindo acessar novas mensagens. No topo da janela de conversa, muitos viram surgir a função “atualizando” enquanto as mensagens deixavam de ser carregadas.

O aplicativo do Nubank e do PagBank também registraram problemas. Os dois estariam travando ou lentos, dificultando o acesso. Usuários não estavam conseguindo acessar a conta ou pagar boletos, informou o Tecnoblog.

Curiosamente, os usuários também relataram problemas e dificuldades no acesso à internet através do celular, fornecida por meio das operadoras de telefonia.