Com crescimento entre jovens, suicídio será debatido com alunos do IFCE de Quixadá nesta sexta (3)

compartilhar no:
Campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) (foto: RC)

Quixadá: O Campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em alusão às comemorações educativas do Setembro Amarelo, vai oferecer aos alunos nesta sexta-feira (3), uma palestra com o tema “Debatendo o Setembro Amarelo”. A conversa será ministrada pela psicóloga Karina Fukumitsu.

De acordo com o Campus, a palestra acontece a partir das 14h, com transmissão aberta pelo canal do IFCE no YouTube. Não será necessário inscrição prévia e, além da comunidade acadêmica, o público em geral também poderá participar.

Karina Fukumitsu é doutora em psicologia pela USP, atuante nas áreas de suicidologia – que estuda fenômenos relacionados ao suicídio – e de prevenção e posvenção de processos autodestrutivos. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

A palestra oferecida pelo IFCE de Quixadá é importante sobretudo pelo público-geral que a Instituição atende. Dados mais recentes do Ministério da Saúde, datados de 2020, apontam que os jovens estão entre o público que mais pratica a automorte.

As notificações apontam que no Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida. Uma realidade devastadora quando se identifica o perfil das vítimas brasileiras: a maioria é homem, negro, com idade entre 10 e 29 anos