Banabuiú discute retorno das aulas presenciais; plano precisa ser aprovado pela Secretaria de Saúde

compartilhar no:
Comitiva de professores com Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde discutiram o assunto em reunião nesta semana (Foro: Divulgação)

Região Central: Banabuiú é mais um dos municípios do Sertão Central cearense que começam a traçar um plano que prevê a retomada do ensino na modalidade presencial. O assunto foi discutido na última semana pela Secretaria de Educação na escola Celestino de Sousa com diretores das escolas e membros do Comitê Municipal de Biossegurança contra a Covid-19. O prefeito da cidade, Edinho Nobre, esteve presente ao encontro. A gestão divulgou nota mas não detalhou a partir de que data pretende proceder com a execução do plano. De acordo com a assessoria de imprensa, o plano deverá primeiro ser avaliado pelo comitê da Secretaria de Saúde.

A principal pauta do foi o retorno das aulas de forma híbrida. Nesta modalidade as aulas acontecem tanto de maneira presencial como também online, possibilitando ao aluno ou responsável escolher de qual maneira pretende continuar estudando. “A participação presencial neste primeiro momento será facultativa aos pais e estudantes com alguma comorbidade ou que apresentarem pretensão de permanência nas aulas virtuais”, detalhou a prefeitura.

Rodízio de turmas e redução de jornada de ensino presencial com horários readaptados, dando autonomia a cada escola para fazer suas adequações, conforme suas realidades e vivências são algumas das propostas previstas. A pasta assegurou que fez um levantamento detalhado sobre as condições de cada escola para saber quais aparatos de segurança seriam necessários oferecer aos alunos que optassem pelo ensino presencial.

Na última semana pais e responsáveis das escolas do município, receberam um questionário virtual através de mensagem de whatsapp, onde deveriam responder se enviariam os filhos para as escolas ou se escolheriam a continuidade do ano letivo através do ensino online.

“Investimos massivamente em ações voltadas para a educação neste período de pandemia, para que nossas crianças e jovens pudessem ter a oportunidade de terem um ensino de qualidade. Sem dúvidas, a educação foi um dos seguimentos que mais sofreu impactos neste período de grandes desafios. Meu desejo é que possamos criar protocolos sanitários eficazes, condizentes com o que é estipulado pelos órgãos de fiscalização sanitária e as autoridades de saúde, para que nossas aulas possam ser retomadas de forma segura”, disse o prefeito Edinho Nobre.

Imaculada Silveira, secretária de educação de Banabuiú, também destacou que o retorno das aulas se dá com segurança, sobretudo em função do esquema vacinal dos professores. “Além dos investimentos que nossa gestão vem realizando, outro fator que nos faz dar mais este passo é a vacinação dos profissionais da educação, que estiveram nos grupos prioritários na campanha de imunização contra a covid-19, ainda no primeiro semestre deste ano de 2021 e agora, a redução de idade da população em geral, atendendo nossos jovens de 12 a 17 anos”, disse.

Em nota a gestão reforçou o compromisso com a Educação e lembrou que durante todo o período de pandemia “realizou diversas ações e investimentos para a comunidade escolar, como a reforma dos transportes escolares, distribuição dos kits da merenda escolar, distribuição de chips de telefonia móvel com acesso à internet para os professores, além do investimento em reformas e modernização de diversas unidades, bem como a aquisição de equipamentos multimídia e de tecnologia, que auxiliarão os professores no ensino híbrido”.