MPCE recomenda que Madalena adote medidas para cadastrar jovens de 12 a 18 anos para vacinação contra Covid-19

compartilhar no:
Centro da cidade de Madalena; Cidade terá que fazer campanha para cadastrar jovens e adolescentes (Foto: divulgação)

Região Central: O Ministério Público do Ceará (MPCE) recomendou que o município de Madalena adote providências para facilitar o cadastramento no aplicativo Saúde Digital, de jovens e adolescentes do município para que este grupo, da faixa dos 12 aos 18 anos, possa ser vacinado.

A recomendação do órgão foi endereçada à prefeitura, à Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, além do Conselho Tutelar. Além de Madalena, no Sertão Central, outras oito cidades já receberam a recomendação: Icó, Iguatu, Independência, Jati, Penaforte, Porteiras, Santana do Acaraú e Sobral.

Nas recomendações, o MPCE orienta que seja feita campanha para o cadastramento dos jovens adultos e dos adolescentes nas Escolas Estaduais e Municipais, com realização de atividades em cada sala de aula, inclusive como dever de casa, para que todos os alunos se cadastrem.

Também foi recomendado que seja realizada busca ativa dos alunos, para garantir o cadastro e a vacinação, inclusive com treinamento de servidores e professores, para ajudar os alunos no cadastro, tirando dúvidas, além da disponibilização de estrutura em cada escola para cadastramento dos alunos, com realização também de campanhas institucionais.

Equipamentos da Assistência Social, como CREAS, CRAS e o Conselho Tutelar também deverão promover ações de busca ativa destes jovens. Também foi recomendada a adoção de todas as providências necessárias para que os adolescentes, especialmente com comorbidade e com deficiência, obtenham, com auxílio das redes de saúde e de assistência do município, os documentos necessários para garantir o seu cadastramento e vacinação com prioridade.