Hospital Regional do Sertão Central promove encontro de mãe internada que não via o filho há 22 dias

compartilhar no:
Encontro entre Samyla Lemos e o pequeno Pedro ocorreu seguindo todas as normas de segurança (Foto: divulgação HRSC)

Quixeramobim: Samyla Lemos, de 24 anos, escuta emocionada a explicação do filho Pedro Lemos, de seis anos. O menino mostra o desenho feito especialmente para aquele momento. Internada no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade em Quixeramobim vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), para tratar de uma pancreatite, a jovem estava há 22 dias longe da criança. O reencontro ocorreu na última sexta-feira (20) em uma sala preparada especialmente para receber a visita do pequeno, seguindo todas as normas de segurança.

“Estava ansiosa para ver o Pedro. Acordei cedo, mas as horas não se passavam. É uma emoção que não se explica. Estávamos nos falando só por videochamada. Por mais que a gente se fale todos os dias por telefone, o melhor mesmo é o contato”, assegura Lemos.

Pedro também conta que a visita o deixou muito feliz. “Gostei de vir pra cá e gostei de conhecer todos vocês”, afirma o menino para as profissionais que acompanhavam a visita. Ele já faz planos para quando a mãe sair do hospital. “Eu vou fazer outra surpresa lá em casa para comemorar. Só posso dizer que é de chocolate”, antecipa, risonho.

Segundo a psicóloga do HRSC Renata Viana, o encontro é fundamental para resgatar a personalidade de pacientes com um histórico de longa internação. “O paciente, quando ele fica internado no hospital por muito tempo, perde um pouquinho da personalidade dele e da privacidade. Então, tivemos a oportunidade de resgatar esse papel de mãe, para que ela estivesse junto desse filho e matando essa saudade. Esse encontro dá uma força a mais no tratamento dela”, explica.