Em função da seca, prefeito de Ibicuitinga decreta estado de emergência no município por 180 dias

compartilhar no:
Município sofre com estiagem provocada pela seca e prefeito decretou estado de emergência (Foto: google)

Região Central: O prefeito de Ibicuitinga, Franzé Carneiro, decretou estado de emergência no município em razão da estiagem provocada pelo período de seca. O decreto foi assinado nesta quarta-feira (11) e publicado no Diário Oficial dos Município (DOM). A medida tem validade por 180 dias.

“Fica declarada a existência de situação anormal provocada por seca, desastre crônico, gradual e previsível, caracterizada como SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, nas áreas comprovadamente
afetadas, conforme o Formulário de Informações do Desastre (FIDE) registrado no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Ibicuitinga”, diz o documento.

No decreto, Franzé Carneiro diz considerar para tomar a decisão, a questão das irregularidades nas chuvas aliadas ao registro das altas temperaturas que terminam por comprometer o armazenamento de água. O prefeito refere-se neste caso ao fenômeno da evaporação, quando reservatórios perdem água em função do calor provocado pelas fortes temperaturas.

Essa situação estaria trazendo sérios problemas ao abastecimento para o consumo humano e animal desde o início deste ano, afetando o padrão de vida da população das áreas mais críticas.

A partir do decreto e tendo em vista a situação de emergência, o prefeito de Ibicuitinga autorizou o processo de mobilização de todos os órgãos da gestão municipal para atuarem em conjunto promovendo ações em resposta ao desastre hídrico. As equipes serão supervisionadas pela Defesa Civil do município.

Como parte das decisões elencadas pelo decreto, Franzé Carneiro autorizou também a convocação de voluntários para reforçar as ações e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto às comunidades, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população.