Consolidar e difundir ainda mais conhecimento, de maneira a continuar sendo um elo de ligação com o produtor e o empresário através dos meios virtuais. É com este objetivo que a Exposição de Caprinos e Ovinos do Estado do Ceará (Expocece) chega a 2021 na sua 42ª edição e acontece entre os dias 9, 10 e 11 de agosto. Em função da pandemia, este ano o evento se restringe ao formato virtual para atender as recomendações de segurança sanitária, e se reinventa para ser uma forma de intermédio de novas técnicas do setor entre especialistas e agricultores.
Organizado pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (Acocece), o evento se colsolidou ao longo de mais de 40 anos, como um dos mais tradicionais pelo potencial na formação de parcerias e negócios no ramo da ovinocaprinocultura. Em tempos normais, sem pandemia, a Expocece reúne empresários de vários estados e faz circular montantes de milhões de reais em negócios.
A programação este ano será transmitida pelo canal da Expocece no YouTube. Formada diariamente por debates e explicações com especialistas e estudiosos no ramo onde atuam, a 42ª Edição da Expocece terá seis palestras e três cursos, que garantem certificação aos interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link, podendo ser realizada até o último dia do evento. Os cursos são voltados para estudantes, profissionais e empresários do setor agro.
“Este evento garante uma forma de expandir conhecimento para os produtores da nossa região. A Expocece possui uma característica forte de ser, anualmente, uma espécie de aliada ao produtor e também ao empresário, fortalecendo o setor por meio de parcerias, formalização de negócios e este ano, com a pandemia, encontramos uma excelente alternativa para difundir o conhecimento, proporcionando através de uma programação ampla, variadas formas do produtor se manter alinhado com as tendências e as alternativas em voga”, garante Carlos Alves Oliveira, da Acocece.
Na programação elenca temas pertinente e atuais, desde o manejo de cabritos e cordeiros recém-nascidos, escrituração de zootécnica, passando por situações comuns no dia a dia do campo, como o manejo e ordenha de cabras leiteiras, assistência técnica a rebanhos e passando por questões complexas, como a aplicação de biotecnologias reprodutivas em cabras e ovelhas.
Em todos os dias a programação começa a partir das 16h, sempre com convidados gabaritados, que possuem larga experiência no assunto, afim de debater e compartilhar conhecimento e experiências através das transmissões online. “Não poderíamos deixar de fazer nosso evento, mesmo com a pandemia. Este é um setor forte, crescente e que inclusive teve grandes ganhos no período de crise. É, portanto, uma grande oportunidade de expandir o ramo da ovinocaprinocultura e de levar o nome da Expocece cada vez mais longe com a ajuda da internet”, garante Carlos.