Paciente de Choró, no Sertão Central, está entre os 15 casos da variante Delta do coronavírus no Ceará

compartilhar no:
Paciente de Choró estão entre os 15 casos da Variante Delta do Coronavírus (Foto: reprodução)

Região Central: A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou que uma das 15 pessoas que estão atualmente diagnosticadas com a nova variante Delta do coronavírus, reside no município de Choró, no Sertão Central. A informação acende o alerta para a região Centro do estado tendo em vista a rápida disseminação que a variante pode causar.

A confirmação da Sesa foi feita por meio de nota ao jornal Diário do Nordeste. Nesta sexta-feira (6), outros nove casos da variante Delta foram confirmados no Ceará. Até então, eram apenas seis casos que estavam espalhados por Fortaleza, Caucaia, Itapipoca, Sobral, Jaguaretama e Ipueiras, um em cada cidade.

Apesar de confirmada, a Sesa não forneceu detalhes se o paciente de Choró está no município ou se cumpre isolamento domiciliar em outra cidade. A Prefeitura de Choró ainda não tinha se pronunciado sobre a informação de forma oficial. O prefeito Marcondes Jucá também não falou sobre o assunto em suas redes sociais.

Moradores de outras cidades espalhadas por outras regiões do Ceará estão entre os nove confirmados com a variante Delta. Eles são três mulheres, todas com menos de 27 anos, e seis homens, com idade entre 20 e 38 anos, que residem em Fortaleza, Tauá, Choró, Sobral, Poranga, Irauçuba e Paraipaba.

A boa notícia é que todos os 15 pacientes confirmados com a nova variante do coronavírus, apresentaram apenas sintomas leves e nem sequer necessitaram de internação em leitos de UTI ou de enfermaria. “Os 15 passageiros confirmados com a cepa indiana tiveram sintomas leves ou estiveram assintomáticos. A Sesa monitora todos e não recebeu notificação de agravamento do quadro de saúde”, disse a Sesa ao Diário do Nordeste.

Caso em Jaguaretama

Na última semana, a confirmação da variante Delta em Jaguaretama levantou uma onda de temor na população. A cidade já tinha realizado duas vaquejadas com público superior ao que é permitido nos decretos. A grande aglomeração despertou um sinal de alerta, uma vez que a variante possui risco de mais rápida contaminação a partir de eventos com aglomeração, e também se destaca pela sua capacidade de levar o paciente a morte com mais rapidez.

A paciente em Jaguaretama é uma mulher de 22 anos. A secretária de saúde do município, Airlene Dantas, confirmou ao Revista Central que ” a paciente adquiriu a doença durante viagem ao Rio de Janeiro e chegou em Jaguaretama já doente. Está em isolamento domiciliar, sendo monitorada rigorosamente, inclusive por mim que sou profissional de saúde também. Está clinicamente estável”, escreveu Airlene.

Alerta

Depois que a informação da nova cepa foi confirmada no Ceará, um alerta foi despertado em parte da população. O principal receio é quanto à disseminação mais rápida do vírus, uma vez que os pacientes confirmados estão em cidades de diferentes regiões do Estado (Capital, Região Metropolitana, Região Litorânea, Região Norte, Cariri e Sertão Central), aumento como chances de proliferação mais rápido em todo o estado.

Ontem, em função dos novos casos da variante Delta, o governador Camilo Santana não anunciou nenhuma nova medida de flexibilização do decreto estadual que prevê formas de combate à proliferação do coronavírus.