Vacina contra Covid-19 em Quixadá começa a ser aplicada em pessoas a partir dos 40 anos

compartilhar no:
Insumos garante a produção de novas doses da vacina contra a coronavírus

Quixadá: O município de Quixadá voltou a avançar mais uma vez essa semana na vacinação contra a Covid-19, e iniciou nesta quarta-feira (7) a imunização em pessoas a partir de 40 anos. A vacinação acontece no ginásio coberto Rinaldo Roger no período da manhã e tarde.

Nesta quarta várias pessoas que constavam na lista da vacinação lotaram as arquibancadas do ginásio. A equipe da Secretaria de Saúde organiza o ambiente para que não haja aglomeração, e distribui álcool em gel.

De acordo com a Prefeitura de Quixadá, há cerca de duas semanas está sendo feito um escalonamento de idade para imunizar a população, com o objetivo de não faltar doses e não gerar aglomerações, e por isso, optou pela realização do agendamento das pessoas que serão vacinadas. O agendamento é feito tomando como base o banco de dados dos cadastros realizados no Saúde Digital.

Somente na terça-feira (6), quando a vacinação ainda estava sendo distribuída para pessoas a partir de 42 anos, a vacinação alcançou um novo recorde: 1.113 doses dos diferentes tipos de imunizantes foram aplicados em um único dia de trabalho. A Secretaria de Saúde informou que tem aplicado, em média, mil doses por dia de vacinação.

Com a baixa de mais duas faixas de idade a expectativa é que até o fim deste mês, a cidade de Quixadá esteja concluindo a vacinação de grupos com idade até os 30 anos. O município tem adotado a estratégia de baixar cinco faixas de idade por semana. Se essa tendência continuar, e a depender da quantidade de doses disponíveis, é quase certo que a vacinação em pessoas com 30 anos se inicie ainda em julho.

“Cabe frisar que há cerca de um mês, o cadastro no aplicativo Saúde Digital foi estabelecido como medida obrigatória para que o cidadão possa ter direito à vacina. O cadastro é feito online e se tornou uma medida quantitativa para determinar o envio de mais doses para os municípios. Quanto mais cadastros são realizados, mais doses são enviadas”, disse a Prefeitura de Quixadá em nota.