Município do interior do Ceará registra tremor de terra de 2.0 graus neste domingo (4)

compartilhar no:
Distrito de Itataia, em Santa Quitéria, nas proximidades de onde foi registrado o tremor de terra (Foto: A Voz de Santa Quitéria)

Os abalos sísmicos, conhecidos popularmente por tremores de terra, voltaram a ser registrados no Ceará. O primeiro fenômeno computado no mês de julho, no estado do Ceará, aconteceu neste domingo (4), no município de Santa Quitéria, na região Norte cearense. Ninguém ficou ferido.

O evento sísmico foi registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Conforme as informações oficial, o tremor de terra teria atingido um grau de 2.0 na chamada Escala Richter, que vai de zero a 9.

Equipes da Defesa Civil teriam sido informadas acerca do tremor mas não há registro de feridos. Moradores da região também não fizeram relatos sobre o tremor. É possível, portanto, que a ocorrência tenha sido despercebida pela população.

Na manhã desta segunda-feira (5), o portal A Voz de Santa Quitéria detalhou que o abalo teria ocorrido próximo a localidade de Massapê, a 64 quilômetros da sede e aproximadamente 30 da fazenda Itataia, onde está situada a mina de urânio e fosfato. Em Itataia, inclusive, está instalada desde 1982 uma estação sismográfica, a primeira a operar no estado do Ceará.

De acordo com dados do Laboratório Sismológico, o último evento de tremor de terra registrado no Ceará aconteceu em 14 de junho, na cidade de Quixeramobim, marcando o grau de 1.5 na Escala Richter. Em Santa Quitéria o último tremor de terra que havia sido registrado em fevereiro de 2008, com 3,5 graus de intensidade na escala Richter, tendo abalado os moradores a época e provocado rachaduras em prédios.