Em apenas cinco dias, chove além do esperado para todo o mês de julho no Ceará

compartilhar no:
Áreas de instabilidade contribuiram para formação de nuvens desenvolvidas (FOTO: Iglys Furtado)

Região Central: O mês de julho de 2021, que está só começando ainda em sua primeira semana, já chega trazendo boas notícias. A quantidade de chuvas registradas em todo o Ceará nos cinco primeiros dias deste mês, já é maior do que a quantidade de chuva em todo o mês de julho do ano passado. Os dados foram confirmados pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

Conforme o órgão de meteorologia quixadaense, de 1° a 5 de julho (segunda-feira, hoje), a quantidade de chuvas registrada em todo o estado atingiu a marca 26.2 mm, enquanto a média histórica é de apenas 15 mm. Média Histórica, de acordo com a Funceme, é o cálculo feito a partir do volume de chuva observado, anualmente, para aquele mês.

No ano passado, a chuva que caiu durante todo o mês de julho contabilizou 25 mm. Ultrapassou a média mas foi menor do que o registrado nos cinco primeiros dias de julho deste ano, o que significa que esse percentual pode aumentar ainda mais, já que o mês ainda possui 25 dias restantes, e a ocorrência de chuvas ainda pode voltar a ser registrada.

Nas últimas 24 horas, o Ceará registrou chuvas em 12 cidades, mas com percentual muito baixo de acúmulo. A maior delas atingiu apenas 12 mm e foi confirmada pela Funceme em Redenção. A segunda e a terceira maior chuva foram em Quixeramobim, com 9.8 mm, e em Ibaretama, com 7 mm, respectivamente.

No fim de semana passado a Funceme disse que o primeiro fim de semana do mês de julho deveria ser de chuvas pontuais, e a previsão se confirmou. O cenário previsto se deu pela previsão de predomínio de condições mais estáveis.