Luto em Quixadá: Morre o artista plástico Izidoro de Oliveira

compartilhar no:
Izidoro de Olveira, artista plástico quixadaense, morreu nesta quinta-feira (1).

Morreu nesta quinta-feira (1), o artista plástico quixadaense Izidoro de Oliveira. Mesmo não sendo natural de Quixadá, em 2009, ele recebeu o título de cidadão do município. Ultimamente, Izidoro enfrentava problemas de saúde e estava bastante debilitado.

Em sua carreira, o artista acumula diversas obras expostas em espaços públicos de Quixadá e diversos outros locais. Sua arte representou paisagens do sertão e também do litoral. Ele participou de diversas mostras e eventos importantes de arte em todo o estado do Ceará. Em 2016, Izidoro de Oliveira foi homenageado com o troféu “Terra dos Monólitos”, por contribuir para o engrandecimento do povo quixadaense, prestando relevantes serviços ao município.

O velório do artista acontece pela manhã desta quinta-feira no Centro de Velório Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro de Quixadá. A causa da morte de Izidoro não foi divulgada. A partida de Izidoro gera comoção na cidade, principalmente no setor artístico quixadaense. Walker Fernandes, artista plástico e ex-candidato a vice-prefeito de Quixadá, lamentou: “um grande arista, grande mestre, Quixadá perde um grande homem”.

O atual prefeito do município, Ricardo Silveira, também prestou condolências: “recebi com muita tristeza a notícia do falecimento de Izidoro de Oliveira, um dos mais emblemáticos artistas plásticos que de Quixadá. Izidoro disse, por ocasião de um documentário sobre ele, produzido pelo IFCE em 2016, que o artista não morre, ele desaparece. Mas será difícil não lembrar de Izidoro como se ele tivesse desaparecido: por vários lugares, existem obras suas, mostrando a beleza do seu traço e do seu trabalho”.