Ematerce promove experiência piloto em Senador Pompeu com plantio de manivas de mandioca

compartilhar no:
Experiência piloto envolve famílias cooperadas em Senador Pompeu com espécie de mandioca fornecida pela Ematerce (Foto: divulgação)

Região Central: A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) em Senador Pompeu está promovendo uma experiência piloto com famílias do município que são assistidas por meio de uma cooperatriva. A experiência consiste no cultivo de manivas de mandioca da variedade pretinha. Um total de 17 famílias, de um total de 120 associados, serão beneficiados.

De acordo com o escritório local da Ematerce, serão enviados 100 metros cúbicos de manivas. O envio ocorre através do Programa Hora de Arar, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), executado pela Ematerce, com o apoio logístico das Prefeituras Municipais, através das Secretarias Municipais de Agricultura e dos Sindicatos Rurais.

Os 100 metros cúbicos de manivas, entregues aos 17 cooperados da Cosena, foram suficientes para o plantio de 5 hectares de mandioca adensada com espaçamento de 0,80 centímetro x 0,25 centímetro.

As plantas serão destinadas à alimentação animal, com aproveitamento da parte aérea, em forma de feno. O primeiro corte será aos 120 dias, após o do plantio, e espera-se obter uma produtividade de 20 toneladas/hectare, em condições de sequeiro, informa o gerente regional da Ematerce, Sertão Central, Albany Rolim.

Depois das ramas cortadas, a uma altura de 20 centímetros do solo, serão trituradas na máquina, sem a peneira, e desidratadas ao sol, durante três dias. Em seguida, passa por nova trituração, desta vez com a peneira, a fim de que fiquem mais finas, para ser melhores aproveitadas pelas aves.

Ainda conforme a Ematerce de Senador Pompeu, o programa objetiva, além de contribuir para o aumento da produção e produtividade de grãos, de frutas e outras culturas, por meio da distribuição de sementes e mudas certificadas e de excelente qualidade germinativa, ajuda também a implantação de áreas de reservas alimentares estratégicas, para os rebanhos de animais de pequeno e grande portes, com o plantio de sorgo, palma forrageira e mandioca. A Cooperativa contou também com a assessoria técnica da Federação da Agricultura do Estado do Ceará – Faec/Senar.