Governador mantém lockdown aos sábados e domingos por mais uma semana e libera atividades físicas individuais

compartilhar no:
Governador Camilo Santana (PT).

Na manhã deste sábado (17), o governador do Ceará, Camilo Santana 9PT), atualizou as medidas de combate à pandemia que passam a valer a partir da próxima segunda-feira (19), através de decreto estadual.

Conforme explicou o chefe do executivo cearense, a situação epidemiológica no Estado ainda é de alerta. ‘Nós não podemos relaxar’, ressaltou. O secretário estadual da saúde, doutor Cabeto, apontou para a redução do número de casos graves e a projeção para o fim deste mês de abril é que o número de pessoas procurando atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) seja menor que o mês anterior, março.

Ainda segundo explicação feita por Cabeto, todas as regiões do Ceará estão com tendência de queda e redução nas taxas de transmissão do vírus. As regiões com situações mais delicadas, neste momento, são Litoral Leste/Vale do Jaguaribe e Sertão Central, segundo o secretário.

O governador anunciou que a decisão tomada pelo comitê estadual é de manter o atual decreto estadual por mais uma semana para completar o ciclo epidemiológico de 14 dias. A decisão, conforme justificou Camilo, é para avaliar o cenário com mais segurança antes de flexibilizar novas atividades.

A única nova flexibilização tomada pelo comitê foi a liberação de atividades físicas individuais em espaços públicos e abertos, medida que o governador avaliou como ‘correção e ajuste’. Camilo Santana reforçou também que o lockdown segue mantido aos fins de semana.