Após anunciar fim da produção no Brasil, Ford vai fechar fábrica do Troller em Horizonte

compartilhar no:
Unidade da Troller em Horizonte será fechada (Foto: reprodução)

A empresa montadora de automóveis Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que vai fechar suas fábrias no Brasil. Com a decisão a fábrica da Troller, na cidade de Horizonte, também será fechada. O fim das operações na unidades cearense, conforme anúncio da montadora, deve acontecer no quarto trimestre deste ano, ou seja, em meados de outubro.

Todas os canais de notícias anunciaram o fim das operações da Ford no Brasil na tarde desta segunda, no entanto, apenas a agência de notícias Reuters confirmou que a Troller em Horizonte também será impactada com a decisão da montadora.

De acordo com a Reuters a produção cessará imediatamente nas fábricas da Ford em Camaçari e Taubaté, com a produção de algumas peças continuando por alguns meses para sustentar os estoques para vendas de reposição. Os fechamentos de fábricas afetam cerca de 5.000 funcionários, principalmente no Brasil.

As vendas de veículos da indústria caíram 26% no Brasil no ano passado e não devem se recuperar aos níveis de 2019 até 2023, com ênfase nas vendas de frotas menos lucrativas, disse a Ford. Como resultado do fechamento da fábrica, a Ford encerrará as vendas na América do Sul de EcoSport SUV, carro subcompacto Ka e SUV T4 assim que os estoques forem vendidos.

Funcionários da Ford disseram que o fechamento da fábrica faz parte da estratégia da empresa para atingir 8% de margens operacionais globais. “Sabemos que essas ações são muito difíceis, mas necessárias para criar um negócio saudável e sustentável”, disse o presidente-executivo da Ford, Jim Farley, em um comunicado. “Estamos mudando para um modelo de negócios enxuto e com poucos ativos, encerrando a produção no Brasil.”

Com informações da agência Reuters