18% dos idosos em Quixadá serão vacinados inicialmente; acamados acima de 75 serão os primeiros

compartilhar no:
Benedita Oliveira e Dr. Thiago Carvalho confirmaram esquema de vacinação em idosos

Quixadá: Os idosos acima de 75 anos e que estejam acamados, devem ser os primeiros do segudo grupo de estratificação, a serem vacinados em Quixadá com a vacina de Oxford no combate o coronavírus. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Quixadá nas redes sociais. A vacinação deve ter início na próxima semana com profissionais que irão à domicílio, vacinar os idosos em situação de leito.

A informação foi confirmada inicialmente pela Prefeitura em uma coletiva de imprensa, concedida na tarde da última quinta-feira (28) pela secretária municipal de saúde, Benedita Oliveira, e o médico e diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Dr. Thiago Carvalho. Durante a entrevista, ficou esclarecido como ocorrerá a vacinação dos idosos, tema que vem gerando grande dúvidas entre os munícipes.

Primeiramente serão imunizados em domicílio aqueles que tenham acima de 75 anos e estejam acamados. Após este primeiro grupo dos acamados, em ordem decrescente e obedecendo a chegada de novas doses, serão vacinados, por fases, idosos acima de 90 anos, 85 anos ou mais, 80 anos ou mais e por fim, 75 anos ou mais, até que todo o grupo prioritário de idosos sejam imunizados.

A vacinação ocorrerá em sistemas de “Drive Thru” ou através de visitas domiciliares, através de um cronograma por bairros e distritos que serão divulgado pela gestão municipal. O município recebeu no último dia 26 de janeiro, 640 doses da vacina de Oxford, que serão aplicadas exclusivamente em idosos. Essa quantidade é suficiente para vacinar, nesse primeiro momento, apenas 18% daqueles que fazem parte do grupo prioritário.

Dra. Benedita Oliveira e Dr. Thiago Carvalho fizeram questão de destacar a importância da colaboração da população em obedecer as regras sanitárias e distanciamento social para conter o avanço da doença no município. Eles pediram que a população confie na vacina e faça parte dessa corrente do bem contra a COVID-19.

O município já recebeu 855 doses da vacina CoronaVac, sendo que dessas já foram administradas 307 em profissionais que atuam na linha de frente no combate ao vírus. O montante recebido até gora, no entanto, só é suficiente para imunizar 46% dos profissionais cadastrados no Sistema de Saúde.