Ministério Público faz recomendações para prevenção ao Covid-19, nos municípios de Banabuiú, Choró e Quixadá

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O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da Promotoria de Justiça da comarca de Quixadá, expediu uma recomendação para prevenção ao COVID-19 nos municípios de Banabuiú, Choró e Quixadá.

O objetivo é recomendar aos gerentes de lotéricas e de bancos situados nos três municípios, que adotem as providências necessárias para evitarem filas e aglomerações em suas dependências e na frente de seus estabelecimentos, durante o período em que vigorar o período de pandemia e calamidade pública.

Para os gerentes de bancos e casas lotéricas as recomendações são que determinem um horário especial para atendimento exclusivo de idosos e pessoas com deficiência, com agendamento prévio, sempre que possível; Priorizar atendimentos essenciais, fazendo ampla divulgação de quais são os mesmos, e solicitar que a população venha em outras datas para resolver questões que não sejam urgentes; Entregar senhas e agendamento de horário assim que comece a formar aglomerados, limitando o número de pessoas a serem atendidas por hora na agência de acordo com o espaço dela; Disponibilização de funcionários para estar na parte externa do estabelecimento, pelo menos uma hora antes da abertura, para ordenar a fila, esclarecendo os atendimentos prioritários que serão realizados e o fornecimento de kits de higiene para os funcionários na escola de trabalho, conforme indicado pela vigilância sanitária.

Aos representantes das guardas municipais e/ou Polícia Militar a recomendação é que auxiliem no ordenamento das filas, fora das unidades bancárias e lotéricas, quando necessário, para fins de evitar grandes aglomerações devendo ser garantida a distância de pelo menos um metro e meio entre os consumidores.

Aos secretários municipais, dirigentes de rádios e demais veículos de comunicação a recomendação é dar ampla divulgação nos meios de comunicação, notadamente nos sites oficiais, rádio, repartições públicas (em especial nos estabelecimentos de saúde), mídias sociais e demais meios de comunicação, contribuindo para que a população evite o aglomerado nos bancos e lotéricas.