Choró é um dos 20 municípios brasileiro que receberá apoio técnico no enfrentamento da COVID-19, pelo Instituto Votorantim

compartilhar no:

O município de Choró foi um dos 20 municípios selecionados pelo Instituto Votorantim para receber assessoria técnica e especializada para as prefeituras, equipes da secretaria de saúde e de gestão para apoiar no enfrentamento e gerenciamento da pandemia de COVID-19. “Com este gerenciamento, nosso município estará preparado para o enfrentamento como gestão público diante da pandemia”, diz o prefeito Marcondes Jucá.

No Ceará, apenas Acarape e Choró, receberão a assistência que envolve os critérios de engajamento dos agentes públicos e ações preventivas realizadas ou planejadas pelo município; governança da crise, considerando a estrutura criada ou disponível para gestão do dia a dia da crise; capacidade de seguir as regras de isolamento social e integração, considerando o diálogo do município com regiões metropolitanas, consórcios, Estado e União para ações de prevenção e atendimento.

O município receberá apoio técnico remoto pelo período de até 4 meses, podendo ser prorrogado conforme necessidade, com especialistas na área técnica e de saúde que apoiarão na criação de um comitê gestor do município, a aplicação do checklist de preparação da cidade para a covid-19 e a construção conjunta do plano de ação com soluções para o enfrentamento da pandemia considerando eixos como Comunicação e distanciamento, Monitoramento dos caso, preparação dos sistema de saúde e impactos fiscais.

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), do Instituto Votorantim, que ganhou a edição especial “Municípios contra o Coronavírus”, para atendimento às demandas relativas ao planejamento do enfrentamento ao covid-19.

Para o prefeito, o engajamento dos agentes públicos e ações preventivas realizadas ou planejadas pelo município foram essenciais para ser escolhido. “Nesse momento, toda a ajuda será bem vinda e vamos nos esforçar ainda mais para que Choró saia dessa Pandemia da melhor forma”. Acrescenta ainda que diversas ações estão sendo adotadas.