Cultura: Aluna da FECLESC cria exposição de fotos valorizando o patrimônio cultural do Sertão Central, em Quixadá

compartilhar no:
Exposição conta com imagens que valorizam aspectos do Sertão Central. Foto: Jândreson

Região Central: Intitulada “Valorização do Patrimônio Cultural”, a exposição fotográfica desenvolvida pela aluna de História Letícia Viana, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), tem como principal conceito fotografar e valorizar pessoas do dia a dia, essas que muitas vezes são marginalizadas pela sociedade. Os cliques que compõem a exposição são de jovens, crianças, famílias e imagens que mostram o cotidiano do mundo real, sem disfarces, tendo sempre uma memória por trás, um momento que chegou até as lentes da estudante.

O Revista Central conversou com a jovem e segundo ela: “Nunca existiu uma ideia “central” sobre a fotografia, sempre fotografei o que achava bonito, e o bonito sempre foi o cotidiano sertanejo, de onde eu pertenço.” A estudante é natural da cidade de Capistrano, município do Ceará que se fortaleceu na religiosidade do povo. Sobre o convite de expor as fotografias, segundo ela, foi uma verdadeira surpresa, pois a mesma não se considera uma fotógrafa profissional, só uma amante da arte.

A estudante Letícia Viana observando sua primeira exposição.

“O que é nosso, da nossa cultura, também é bonito. O que um prédio na França tem que um de Recife não tem? Óbvio que existem suas diferenças, mas por que o de lá é mais famoso? Essas questões sempre rondam em meus pensamentos.” Relata.

A exposição conta com um público de estudantes que passam pelo pátio da Feclesc, mas não tem restrições, qualquer pessoa pode conferir de perto e conhecer um pouco mais dos lugares e pessoas fotografadas.