Baixo desempenho: Educação de Quixadá não consegue o “Prêmio Escola Nota Dez”

compartilhar no:
Imprensa flagrou inúmeros veículos abandonados em depósito (foto: reprodução)

Região Central: No dia a dia, mães e estudantes reclamam não somente das péssimas condições de estruturas das escolas públicas de Quixadá, mas também como chegar até as unidades educacionais. O transporte escolar, em muitas localidades rurais não passam todos os dias.

A imprensa, já denunciou um arsenal de veículos escolares sucateados e sem previsão de conserto. A troca de secretários de educação, bem como, outros fatores negativos, tem agravado ainda mais os péssimos índices da educação do município de Quixadá.

O Governo do Ceará realizou, na última quinta-feira (6), a entrega do Prêmio Escola Nota Dez às 337 escolas públicas cearenses que se destacaram no ano de 2018.

Em sua décima primeira edição, o Prêmio Escola Nota Dez foi entregue às 150 escolas públicas com os melhores desempenhos de Alfabetização, 150 do 5º ano, além de 37 escolas de 9º ano do Ensino Fundamental (EF). A premiação tem como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º e 9º anos, a partir de informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece). Os avanços são provenientes do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), desenvolvido por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os 184 municípios cearenses.

Confira a lista completa no Ceará

As escolas receberam o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.000,00 por cada aluno avaliado. Por outro lado, as unidades de ensino que ainda precisam melhorar seus resultados serão apoiadas, com o valor de R$ 1.000,00. O pagamento das premiadas é feito em duas parcelas.

Tristemente, nenhuma escola de Quixadá conseguiu receber a premiação, o que comprova que a educação do município a cada dia entra na rota do colapso. Faltam projetos inovadores, planejamentos e principalmente atenção para com estudantes e professores.

Um fator que vem chamando a atenção são as péssimas condições de infraestruturas das escolas públicas de Quixadá.

Diferente de Quixadá, os municípios de Quixeramobim e Pedra Branca estão as melhores escolas públicas do Ceará.  Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça Caridade, Milhã, Itatira e  Choró também tiveram escolas contempladas.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Educação de Quixadá não se pronunciou sobre o assunto.