Município de Boa Viagem recebe 29º campus do Instituto Federal do Ceará

compartilhar no:

IFCE_Boa_ViagemA nova unidade do IFCE já nasce forte. Boa Viagem inicia suas ações logo agora em agosto com dois cursos de extensão.

O município de Boa Viagem tem pouco mais de 53 mil habitantes. Situado a 220 quilômetros de Fortaleza, é um dos maiores em área territorial: 2,8 mil quilômetros quadrados . Em meio à catinga, fauna típica do sertão central cearense, a produção agrícola, com ênfase na pecuária e na lavoura, desponta como a principal atividade econômica da região, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), seguida pelo comércio. 

Para quem chega à cidade de Boa Viagem pela BR 020, uma das principais rodovias que cortam o Ceará, depara-se com um prédio imponente do ponto de vista estrutural. Imponente também é o propósito da estrutura: melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da educação. Trata-se do campus de Boa Viagem, a 29º unidade do Instituto Federal do Ceará, que, de logo, estima abrir mais de 1.200 vagas em cursos técnicos e superiores. 

O objetivo maior do IFCE será, portanto, o de impulsionar a economia local, qualificando os atores envolvidos e, consequentemente, contribuir com a melhoraria dos índices de desenvolvimento humano(IDH) do município de Boa Viagem e circunvizinhos. 

Na sexta-feira (08) à noite, em meio à queima de fogos e de muita emoção, houve a entrega do campus à comunidade, que lotou os espaços dos campus: deixou-se de ser apenas uma obra de concreto, inanimada, para assumir a missão de formar e transformar vidas. Nada mais justo que aqueles que um dia serão alunos conheçam o local de onde devem passar parte do tempo: “saí de minha terra natal porque não tive como me qualificar. É um momento de grande emoção que se reverte, também, de um desafio sem precedentes”, informou João Paulo Acerlino, diretor-geral do campus de Boa Viagem, natural de Quixeramobim. 

A nova unidade do IFCE já nasce forte. Boa Viagem inicia suas ações logo agora em agosto com dois cursos de extensão, na modalidade de Formação Inicial e Continuada, atendendo 80 pessoas. Com servidores efetivos já em atividade, entre professores e técnicos administrativos, os cursos técnicos regulares e os superiores, aprovados em audiência pública pela comunidade, serão os próximos a serem abertos, obedecendo a um cronograma a ser elaborado pela Direção-geral do campus e a Pró-reitoria de Ensino. A estimativa é que ainda este ano seja divulgado o edital abrindo o processo de seleção. 

O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, por sua vez, enalteceu o apoio da prefeitura de Boa Viagem e, também, de todos que colaboraram para que o Instituto Federal Ceará pudesse entregar nessa noite um equipamento tão aguardado pela população. Araripe afirmou, ainda, ser um defensor da educação, por acreditar ser o instrumento capaz de transformar e melhorar a vida das pessoas. “Nós inauguramos a ampliação do campus de Limoeiro do Norte, entregamos hoje o de Boa Viagem, uma festa bonita. Semana que vem entregaremos o de Paracuru, inauguraremos a Reitoria e o bloco didático de Umirim. Até o dia 20, a gente vai inaugurar o novo campus de Aracati e mais um bloco didático em Camocim. Com isso, inauguramos oportunidades, uma vez que asseguramos a formação de mais profissionais”, destacou o reitor. 

 

 

Escreva algo