Quadrilha especializada em roubo de veículos, com atuação na região Central é desarticulada

compartilhar no:

documentos_clonados_carro

Vários homens foram presos, inclusive no distrito Mineirolândia – município de Pedra Branca – AIS 15.

 

Mais oito presos e outros nove carros e motos apreendidos. Este é o resultado da continuidade das investigações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) sobre uma quadrilha interestadual especializada em roubo, furto e clonagem de veículos. Prosseguindo com as apurações, os policiais localizaram cinco receptadores dos transportes subtraídos, um dos maiores adulteradores de documentos em Fortaleza e outros dois homens responsáveis por roubar os carros. 

O bando é investigado pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) há mais de seis meses. De acordo com o delegado Fernando Cavalcante, titular da DRFVC e responsável pelo caso, “as investigações sobre as atividades ilícitas deste grupo já acarretam mais de 20 inquéritos policiais instaurados aqui”. A Polícia descobriu ainda que o grupo criminoso, com atuação interestadual, estava comercializando Documentos Únicos de Transferência (DUTs) de veículos do Estado do Rio Grande do Norte em território cearense. “Eles apagavam as unidades federativas e forjavam o documento como se fosse do Ceará para que os carros subtraídos pudessem circular”, conta Cavalcante. 

Até o último dia 15, sete pessoas haviam sido presas em Fortaleza, Região Metropolitana e no Estado do Piauí como partícipe da quadrilha, tendo cada uma delas uma função estratégica no esquema criminoso. Nesta semana, a ação policial se estendeu à Região Central do Ceará, no distrito Mineirolândia – município de Pedra Branca – AIS 15 – onde foram capturadas cinco pessoas apontadas como receptadoras dos veículos subtraídos na Capital. Com os presos foram apreendidos seis carros, sendo quatro caminhonetes e dois de modelo Fiat Uno – todos clonados. 

Continuando os levantamentos em Fortaleza, nessa quarta-feira (30), os investigadores prenderam Jhonatan Ramon Pinheiro de Sousa (20), conhecido como “Jhon Jhon”, que responde por receptação e roubo. Ele foi flagrado no bairro Luciano Cavalcante, AIS 4, com um carro HB20 de cor branca e emplacamento PNB-6728 clonado e com Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) adulterado. Em sua residência, ainda no bairro, os inspetores acharam uma motocicleta Honda de cor vermelha com placa OCR-0718 e um revólver calibre 38 com numeração raspada. 

O capturado é suspeito de vários roubos cometidos na região do bairro Aldeota. Segundo o delegado Cavalcante, ele se preparava para mais um delito. “O Jonathan usava o HB20 só para cometer assaltos, sempre longe de casa para não levantar suspeitas”, ressalta. Jhonatan foi encaminhado à DRFVC e autuado em flagrante por receptação, uso de documento falso, adulteração de sinal identificador de veículo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Com a divulgação do caso, a Polícia espera que ele possa ser reconhecido em outros delitos. 

A prisão de Jonathan foi muito importante para o trabalho policial não só pelos crimes cometidos por ele, mas por ser o articulador do chefe do bando – identificado como Francisco Rafael Alves da Silva, o “Rafael Xilito”. Rafael é interno de uma das Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) do Estado. Ele é apontado como responsável pela distribuição dos DUTs de outros Estados no Ceará, além de ser o “cabeça” do bando. 

Apoio da PM

Já na segunda-feira (28), uma ação efetuada pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) culminou nas prisões de Flares Uchoa Barbosa (24), conhecido como “Bebê”, e Bruno da Silva Rocha (21) – ambos sem antecedentes criminais. Eles também são integrantes da quadrilha e estavam na posse de dois carros roubados, um Toyota Etios e um Hyundai I30. 

A dupla foi conduzida à especializada e autuada por receptação, uso de documento falso e adulteração de sinal identificador de veículo. Para o delegado, Flares atuava na adulteração dos veículos. “Ele é a pessoa principal na clonagem dos carros para o Rafael Xilito, além de ser considerado um dos maiores adulteradores de documentos de veículos nesta Capital”, detalha o delegado. As apurações indicam que Flares fornecia documentos e veículos adulterados para diversas quadrilhas. Bruno, por sua vez, foi reconhecido pelo roubo do Hyundai I30. 

Endereço da clonagem

Uma casa alugada localizada na Rua Luiza Nobre, bairro Cidade Nova, na cidade de Maracanaú – AIS 8. Este era o endereço onde os veículos e documentos passavam pelas mudanças em suas identificações. Lá, os transportes recebiam novas placas, chassis, DUTs e CRLVs. Tudo era feito para comercializar os automóveis como “originais”, sem levantar suspeitas. A Polícia descobriu a farsa e no último dia 21 apreendeu uma Hilux SW4 de cor prata no local, já com o emplacamento clonado – NUP-7811-CE. O encarregado de receber os automóveis no imóvel foi identificado como Igor Rafael Chaves dos Santos, que está foragido. 

Com estes capturados, já chegam em 15 o número de criminosos presos por envolvimento na quadrilha. Com articulação planejada, os partícipes do bando se dividiam nas tarefas de roubar automóveis de modelo mais atual, furtar os antigos – com o uso de uma chave mixa (inacessível em carros de fabricação mais recente) – clonar as placas e forjar novos documentos e prepará-los para a venda, guardar os carros por um período a fim de evitar a localização, recebê-los para o processo de adulteração, conseguir compradores e receptá-los.

 

Escreva algo