FCRS apoia mobilização do governo federal no combate ao mosquito aedes aegypti

compartilhar no:

fcrs_moq1uisto_zerop2A direção geral da FCRS tem dado todo apoio a este trabalho que a partir de 22 de fevereiro contará com a participação dos alunos do Curso de Biomedicina.

fcrs_moq1uisto_zerop3O surto de Dengue, da Chikungunya e do Zika vírus é o assunto do momento. Além de estar amedrontando a população em geral, por conta de suas graves e ainda desconhecidas consequências, a proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor dessas três doenças) é uma questão de saúde pública que vem sendo extensivamente discutida nas três esferas do governo brasileiro e até mesmo internacionalmente. 

A Faculdade Católica acredita que a formação do profissional de saúde precisa estar conectada à realidade cotidiana da saúde pública, por isso durante os estágios os alunos tiveram a oportunidade de serem capacitados e, desde a graduação, atuarem como agentes de mudança e transformação social. Foi o que aconteceu no mês de fevereiro, onde os alunos dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da FCRS participaram de uma capacitação na Unidade Básica de Saúde do Centro sobre as formas de combate ao mosquito Aedes. 

fcrs_moq1uisto_zerop4Como ação concreta diante desta capacitação, na semana de 16 a 20 de fevereiro, os mesmos alunos, sob a supervisão da Prof.ª Gisele (Fisioterapia) e da Preceptora Alzinete (Enfermagem) desenvolveram ações de educação em saúde com o objetivo de orientar a população e empoderá-la nesse compromisso social de eliminação dos focos do mosquito. Foram realizadas visitas casa a casa, identificando focos de dengue, distribuindo material educativo e orientando os cidadãos quixadaenses quanto os riscos e prevenção. Além disso, antes das atividades assistenciais realizadas no estágio na unidade de saúde, momentos educativos em formato de sala de espera também são realizados juntos aos usuários dos serviços. 

É a FCRS formando alunos de maneira contextualizada as reais necessidades de saúde da população! Acreditamos que é assim que se consegue o desenvolvimento de competências que estejam além da prática tradicional e alcancem a responsabilidade social e a interprofissionalidade para os nossos futuros profissionais.

Vale lembrar que a direção geral da FCRS tem dado todo apoio a este trabalho que a partir de 22 de fevereiro contará com a participação dos alunos do Curso de Biomedicina.

Para maiores informações acesse CLIQUE AQUI!


fcrs_moq1uisto_zerop5

Escreva algo