Os empréstimos consignados são descontados diretamente na folha de pagamento.
Os funcionários públicos do Município de Quixadá, no Sertão Central cearense, que fizeram empréstimos consignados estão enfrentando mais um sério problema, isso porque supostamente a Secretario de Administração deixou de repassar a Caixa Econômica Federal, valores descontados na folha de pagamentos dos que obtiveram empréstimos.
De acordo com documentos obtidos pelo pelo comubicador e suplente de vereador Tefa Gomes, uma servidora municipal recebeu em sua residência duas cartas, uma da Caixa Econômica Federal e outra da Serasa, referente ao debito do seu empréstimo consignado. O problema é que, esse desconto é feito automaticamente pela prefeitura e o Município na pessoa do Secretário de administração deve repassar para a instituição financeira.
{module [270]}
Outros servidores estão denunciando que também receberam a informação da Caixa e vão acionar o Ministério Público.
Os empréstimos consignados são descontados diretamente na folha de pagamento. A transação é simples: o servidor faz um empréstimo junto a uma instituição financeira – no caso, é a Caixa Econômica Federal (CEF) – e a prefeitura se compromete a descontar o valor da parcela direto do pagamento do funcionário e repassar o dinheiro ao banco, na data de vencimento acordada. O caso pode ser configurado como crime de apropriação indébita e improbidade administrativa.