Destacamento de Choró em precariedade e policiais trabalham a pé após viatura “bater motor”

compartilhar no:

policiais_choro_a_peA única viatura que atendia toda a população é de fazer vergonha porque tem mais de 10 anos de uso e “bateu o motor”.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o município de Choró, no Sertão Central cearense tem uma população de 12.853 habitantes. O número ideal de policiais por habitantes recomendado pela Organização das Nações Unidas -ONU é que haja 1 policial para cada 250 habitantes, mas no município tem apenas 3 trabalhando por cada expediente.

Policiais denunciam a falta de contingente e a precária estrutura do prédio do Destacamento. Um banheiro está afundando, enquanto as paredes estão com infiltrações. “Quando chove molha tudo”, denuncia um PM que alega não puder se identificar e cita: “regime militar é aceita tudo ou é punido”.

Se no interior do Destacamento a situação é precária, a única viatura que atende toda a população é de fazer vergonha porque tem mais de 10 anos de uso, sendo da época do governador Lúcio Alcântara. 

A viatura de Choró não tem ar-condicionado; mas tem bancos rasgados e quase sem condições de sentar; os piscas alertas  estão queimados e boa parte quebrado; a placa está sendo sustentada por arame; o painel está sem funcionar há muitos anos; não tem cinto de segurança. Diante de tantos casos, populares dizem que sempre tem que dá uma forcinha, isso porque quando a viatura não pegar o jeito é empurrar. Na tarde desta terça-feira, 01, policiais avisaram que a vitura havia batido o motor.

Os lojistas estão apavorados quando ficaram sabendo que tem apenas três policiais fazendo a segurança de todo o município, zona rural e urbana.

{module [270]}

Chama atenção é que, quando os policiais vão fazer rondas, o Destacamento fica sem nenhuma pessoa para atender o 190, “às vezes dois policiais vão para as ruas e um fica atendendo possíveis ocorrências”, revela.

Uma viatura está para chegar há mais de 3 meses, enquanto isso, quando ocorre uma prisão, se faz necessário chamar uma viatura de Quixadá ou deixar a cidade sem policiamento ostensivo. Em Choró nem um Boletim de Ocorrência é registrado.

Veja fotos no interior da viatura e no prédio do Destacamento:

Serviços:
9º Batalhão da Polícia Militar em Quixadá
Rua Tenente Cravo – Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190

Destacamento Polícial de Choró
Av. Vila N. Srª de Fátima,  Centro
Contato: (088) 3438.1238

Escreva algo